SóProvas


ID
2870227
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O solo amazônico é naturalmente rico em mercúrio na sua forma inorgânica. Na bacia do Rio Negro, todos os anos, na época chuvosa, os rios transbordam, invadem a floresta e formam ecossistemas fechados que permanecem inundados por até 130 dias. Nesse processo, o mercúrio inorgânico é liberado na água e bactérias anaeróbias convertem-no em metilmercúrio, que entra na cadeia alimentar aquática desses ecossistemas.

(http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)

Na situação descrita,

Alternativas
Comentários
  • As bactérias anaeróbias são organismos que não necessitam do oxigênio para a respiração celular, realizando, assim, a fermentação. Nesse processo, a glicose é quebrada sem o consumo de oxigênio, em duas moléculas de piruvato. Quando o piruvato se transforma em ácido láctico, ocorre a fermentação láctica, e quando o piruvato se transforma em álcool, ocorre a fermentação alcoólica. As bactérias anaeróbias transformam o mercúrio em metilmercúrio através da fermentação, facilitando a entrada nos organismos. Pode ocorrer um processo de intoxicação pela bioacumulação do metilmercúrio ao longo da cadeia alimentar e pela ingestão de peixes e outros organismos aquáticos contaminados. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)


    a) o que concentra a maior parte do mercúrio é o solo que libera a substância na água. As bactérias concentram uma pequena parte. Incorreta.
    b) a bioacumulação aumenta ao longo dos níveis tróficos nas cadeias alimentares. Incorreta.
    c) as bactérias anaeróbias realizam a fermentação, com ausência de oxigênio nesse ecossistema fechado, favorecendo a entrada do mercúrio. Correta.
    d) todos os organismos do ecossistema são afetados pela contaminação por mercúrio. Incorreta.
    e) os organismos que formam o ecossistema serão afetados, incluindo aves e outros que se alimentam dos seres aquáticos. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.