SóProvas


ID
287050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEAD-SE (FPH)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Julgue os itens que se seguem, acerca das normas de direito
orçamentário.

Segundo a lei orgânica do município de Aracaju/SE, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização da lei orçamentária anual cabe à lei complementar.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo sem conhecer nada da lei orgânica do município de Aracaju/SE da pra matar esta questão por analogia da CF

    Art 165

    § 9º - Cabe à lei complementar:

    I - dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual;

  • Discordo do comentário do colega.

    Todas a leis orçamentárias são leis ordinárias, inclusive a LOA, não pode ser diferente

    O Art. 165 da CF, §9o estabelece que cabe a lei complementar DISPOR SOBRE a elaboração e a organização da lei orçamentária anual. Ou seja, dispor sobre, significa elaborar normas que disponham sobre a elaboração da Lei Orçamentária Anual. Isso é competência concorrente da União e dos Estados, legislar sobre direito financeiro.

    A questão não falou a mesma coisa.

    Segundo a questão, a Lei Orgânica de Aracaju/SE estabelece que "(...) a elaboração e a organização da lei orçamentária anual cabe à lei complementar."

    Uma coisa é lei complementar (da União) dispor sobre as regras gerais de elaboração de LOA. Outra coisa é por meio de Lei Complementar o Município elaborar a LOA, como aparece na questão.

    Se existe esta norma da Lei Orgânica de Aracaju, ela é inconstitucional.

  • Não confundir.
    A questão está tratando da regra geral da LOA (que se aplica também ao PPA e LDO) e não da lei Orçamentária especifica (ex. LOA de 2012 , 2013. Essa aqui é ordinária)

    Ipsi literis

    LEI ORGÂNICA DE ARACAJU
    (...)
    Art. 162 – Cabe à lei complementar:
    a) dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da lei orçamentária anual.

    CF
    165 (...)
    § 9º - Cabe à lei complementar:
            I - dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual; 
  • Tudo bem que não sei nada da legislação do município de Aracaju, porém, pelo princípio da simetria, a Lei Orgânica do município deveria seguir os ditames da Constituição Federal e Estadual. Assim, se é fato que essa Lei Orgânica autoriza a elaboração da LOA por Lei Complementar, ela é inconstitucional já que o instrumento adequado é Lei Ordinária.

  • Questão "copiou e colou", art. 165, & 9o, I - CF/88.

    Bons estudos.