SóProvas


ID
2870572
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A transmissão do Trypanosoma cruzi para o homem ocorre por meio de um vetor, os triatomíneos. Porém esses triatomíneos apenas transmitem o parasita se estiverem infectados, e isso acontece quando eles se alimentam sobre um dos numerosos hospedeiros. Ou seja, se os mamíferos de determinada área apresentarem altas taxas de infecção por T. cruzi, há probabilidade de o vetor se infectar e, portanto, infectar o próximo mamífero, incluindo o homem, com a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.


    De acordo com o GUIA DE BOLSO Doenças Infecciosas e Parasitárias.8ª edição.revista.Brasília - DF.2010

     

     Doença de Chagas 

     

    ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS

    Descrição - Doença parasitária com curso clínico bifásico (fases aguda e crônica), podendo se manifestar sob várias formas.

    Agente etiológico Trypanosoma cruzi, protozoário flagelado da família Trypanosomatidae, caracterizado pela presença de um flagelo e uma única mitocôndria. No sangue dos vertebrados, apresenta-se sob a forma de tripomastigota e, nos tecidos, como amastigota.

    Vetores - Triatomíneos hematófagos que, dependendo da espécie, podem viver em meio silvestre, no peridomicílio ou no intradomicílio. São também conhecidos como “barbeiros” ou “chupões”

  • Sempre associe Trypanosoma cruzi a Doença de Chagas

    Também não se esqueça que Carlos Chagas foi o único cientista na história médica que descobriu tudo sobre uma doença. Ele foi tão sagaz que descreveu o agente etiológico (Trypanosoma cruzi), o vetor que dissemina esse protozoário (mosquito barbeiro), os meios de transmissão e a profilaxia (prevenção) da doença. Por isso, a doença recebe o nome de Chagas (sobrenome dele)

    Fonte:https://revistapesquisa.fapesp.br/chagas-2/