De acordo com a Gestão Democrática e 'participativa', a escola deve ser um espaço aberto, para eleição, tomada de decisões, escuta e participação ativa de seus integrantes (gestão administrativa e pedagógica, professores, alunos, pais, servidores e comunidade). Contudo, considerando a descentralização da figura do diretor. Ressalta-se ainda, que o administrativo e o pedagógico apesar de suas especificidades, são complementares.
LETRA C
De acordo com Lück (2009)
Embora a contratação de funcionários para os serviços de apoio na escola seja feita por força de sistemas conservadores de contratação e concurso de pessoal no serviço público, para funções específicas, o que se demanda na escola é a realização de trabalho em equipe, focado na construção de ambiente educacional positivo para a formação e aprendizagem dos alunos e atendimento dessas necessidades.
Os funcionários dos serviços de apoio são todos colaboradores do processo educacional independente de sua função específica e a gestão desse segmento funcional, pelo diretor, deve ser orientada com essa perspectiva. Equipes bem lideradas mantêm-se motivadas nesse objetivo e trabalham colaborativamente, de modo a se apoiarem reciprocamente na realização de seu trabalho.
Fazem parte do serviço de apoio, além de uma secretaria eficaz, que ultrapassa o trabalho com a documentação escolar, funcionários responsáveis pela limpeza, manutenção do prédio e serviços gerais, pela cantina e merenda escolar, pelo apoio ao trabalho pedagógico, etc. Manter essa equipe focada na construção de ambiente escolar como um ambiente social positivo em que todos se sentem responsáveis por construir a formação do aluno, é condição fundamental.