SóProvas


ID
2871127
Banca
Big Advice
Órgão
Prefeitura de Dracena - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise os sintomas abaixo e relacione-os com o quadro psicopatológico correspondente:


I. É um subtipo de depressão que pode ocorrer em episódios depressivos de intensidade leve a grave em transtorno unipolar ou bipolar e apresentar sintomas de hipersonia, aumento de apetite e sensação de corpo pesado, reatividade do humor aumentado e fobias e aspecto histriônico.

II. Predominam sinais e sintomas como lentificação psicomotora, anedonia, alterações do sono e do apetite, piora dos sintomas no período da manhã, ideias de culpa, tristeza vital e hipoteratividade geral.

III. Estado depressivo grave, no qual o paciente permanece dias na cama ou sentado, em estado de catalepsia, negativismo, mutismo, recusa de alimento e muitas vezes urinando e defecando no leito.


A alternativa correta corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Distimia: É considerado como uma depressão crônica, muitas vezes de intensidade leve, que dura por muito tempo. Geralmente tem início no começo da vida adulta e normalmente persistem por vários anos. Os sintomas mais comuns deste tipo de depressão são dificuldades de tomar decisões, diminuição da auto-estima, mau humor crônico, fadigabilidade aumentada, irritabilidade e sentimento de desesperança, dificuldade de se concentrar e tomar decisões. Esses sintomas estão presentes de forma interrupta, por um tempo de pelo menos, dois anos.

    Atípica: É um subtipo de depressão que acontece em episódios depressivos de intensidade leve e grave, em transtorno unipolar e/ou bipolar. Os sintomas são: aumento do apetite e/ou ganho de peso, reatividade do humor aumentado (quando existem resoluções positivas ele melhora caso contrário o indivíduo piora muito rápido), fobias, sensibilidade exacerbada quando se trata de indicativos da rejeição e hipersonia.

    Melancólica ou endógena: É um tipo de depressão prevalecem os sintomas endógenos, independentes de fatores psicológicos. São eles lentificação psicomotora, demora em responder as perguntas, anedonia, ou seja, incapacidade de sentir prazer, alterações da diminuição de latência do sono REM e principalmente insônia terminal, perda do apetite, entre outros. Existe a tristeza vital, ideação de culpa e hiporreatividade geral.

    Psicótica: É uma depressão grave, além dos sintomas depressivos existem sintomas psicóticos, como delírio de ruína ou culpa, delírio hipocondríaco ou de negação de órgãos e alucinações.

    Estupor Depressivo: É uma situação grave depressiva, onde o individuo costuma permanecer na cama ou sentado por um longo período, em estado de catalepsia, que exprime com ausência de respostas, recusa alimentar, muitas vezes o individuo urina e defeca no local de permanência, podendo também desidratar e morrer por complicações clínicas como pneumonia, insuficiência pré-renal e desequilíbrio hidroeletrolítico.

    Agitada ou Ansiosa: É uma depressão na qual o indivíduo apresenta forte ansiedade e inquietação psicomotora, queixa-se de intensa angústia associados com outros sintomas depressivos, insônia, estão sempre irritados e não conseguem parar quietos, desesperando-se. Nos casos graves, existe sério risco de suicídio.

    Secundária ou Orgânica: É considerada uma síndrome depressiva muitas vezes associada a uma doença ou um quadro clínico somático, sendo ele sistêmico e principalmente cerebral. Doenças ou síndromes como hipertireoidismo, hipo ou hipertireoidismo, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Parkinson e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), apresentam com bastante freqüência quadro depressivo, que muitas vezes fazem parte da própria condição patológica, quando o AVC ocorre no lado esquerdo e mais próximo do pólo frontal desencadeando depressões secundárias freqüentes.

    fonte:https://www.cursosaprendiz.com.br/depressao/

  • Gabarito E.

    I. Depressão atípica. II. Depressão melancólica. III. Estupor depressivo.