SóProvas


ID
2871592
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As vantagens, segundo Ballestero-Alvarez (2000), de se adotar um organograma matricial são:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Segundo o citado autor da questão, as principais características, e que diferenciam a estrutura matricial dos demais tipos, podem ser apontadas como sendo:

     

    Entrada de autoridade dupla: uma linha em relação à especialização técnica; outra funcional em relação à participação no projeto;

    Autoridade e processo decisório: pode ser complexo em níveis inferiores, persistindo a impressão de duplo comando;

    Existência simultânea de suas estruturas: uma de linha e outra funcional; Redução de conflitos e pouca importância no primeiro escalão; Maximização de resultados em termos de mão-de-obra, desde que não se permita a ociosidade.

    Profissionais em constante mudança nos projetos pode provocar insegurança. Exige dos funcionários de alto escalão conhecimentos de programação de projetos e domínio das técnicas de orçamentação. Necessidade de que as direções respeitem os cronogramas na integra, tanto no que diz respeito aos recursos como ao tempo.

     

    Vantagens: maximização resultados de todos os recursos empregados no projeto: baixos custos operacionais, emprego adequado de mão-de-obra, alta produtividade, cooperação entre técnicos envolvidos, alta qualidade do produto final.

     

    Desvantagens: se usada por profissionais não treinados e conhecedores da técnica provoca altos custos, pessoal ocioso, perda do moral, sentimento de incompetência, perda da qualidade do produto final.

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL

    A Departamentalização matricial é um tipo híbrido de departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. A departamentalização matricial caracteriza-se pela fusão entre a departamentalização funcional e a departamentalização de projeto (ou produto). Na departamentalização matricial, para cada projeto é estabelecida uma equipe de trabalho juntamente com um gerente de projeto.

    Chama-se matricial, pois combina duas formas de estrutura formando uma espécie de grade. Trata-se de uma estrutura mista, híbrida, que combina geralmente a departamentalização funcional com a de produtos ou de projetos. Os projetos seriam as áreas-fim, enquanto a estrutura funcional seria a área-meio, responsável pelo apoio aos projetos. A autonomia e o poder relativo a cada estrutura seriam decorrentes da ênfase dada pela empresa aos projetos ou às funções tradicionais.

    No caso departamentalização matricial, o princípio da unidade de comando não é observado, pois os empregados normalmente possuem dois gerentes ou supervisores.

    Vantagens

    ✔ Maior versatilidade e otimização dos recursos humanos;

    ✔ Forma efetiva para conseguir resultados ou resolver problemas complexos;

    ✔ Mais fortemente orientada para resultados;

    ✔ Maior grau de especialização.

    Desvantagens

    ✔ Conflito linha/projeto;

    ✔ Duplicidade de autoridade e comando.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Revisar essa