SóProvas


ID
2871910
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quanto à distribuição e à fixação dos tóxicos nos tecidos, segundo o seu tropismo (toxicotropismo), assinale a alternativa em que a relação estabelecida está INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicodinâmica.

    O fato de alguns agentes tóxicos fixarem-se preferencialmente em alguns tecidos deve-se à maior afinidade físico-química entre tais agentes e o tecido alvo. A fixação ou concentração de um agente tóxico em um determinado tecido pode ser vista como um processo de armazenagem. A armazenagem poderá ocorrer inclusive no próprio tecido sanguíneo, através das ligações entre o xenobiótico e as proteínas plasmáticas.

    Para responder a essa questão, é necessário um conhecimento básico da toxicodinâmica de metais pesados e agentes gasosos e voláteis.


    A) CERTO. O mercúrio acumula nos rins, em que a exposição elevada pode causar glomerulonefrite, e a exposição a níveis baixos geralmente afeta os túbulos renais.
    Um vez absorvido, o cádmio é transportado pela corrente sanguínea até o fígado, onde se une a uma proteína de baixo peso molecular. Pequenas quantidades desse complexo proteína-cádmio passam continuamente do fígado para a corrente sanguínea, para ser transportado até os rins e filtrado através dos glomérulos, para posteriormente ser reabsorvido e armazenado nas células tubulares dos rins. Este último órgão excreta de 1 a 2% do cádmio obtido diretamente das fontes ambientais. A concentração do metal nos rins é aproximadamente 10 mil vezes mais alta que a da corrente sanguínea.

    B) CERTO. Ainda que não resulte em câncer, a exposição crônica ao benzeno pode afetar a medula óssea e produção de sangue. Reações metabólicas importantes ocorrem nos tecidos-alvo formando compostos altamente reativos como o- e p-benzoquinona, os quais são os possíveis responsáveis pela hematotoxicidade e mielotoxicidade na medula óssea.

    C) ERRADO. Como muitos solventes halogenados são lipofílicos eles tendem a ser distribuídos nos tecidos ricos em gorduras. Além do tecido adiposo, o sistema nervoso central e o fígado. Como a distribuição ocorre por via sanguínea e como as paredes vasculares e tissulares são usualmente ricas em lipídios, esses solventes também são distribuídos a órgãos com grande fluxo sanguíneo como o coração e o músculo esquelético. O acúmulo nos ossos (ex.: cortical do fêmur) poderia ser apontado como principal alvo no caso de metais pesados como o chumbo, mas não é o caso dos solventes halogenados.

    D) CERTO. Apesar de o metanol ser um depressor moderado do sistema nervoso central e produzir, a longo prazo, alterações pulmonares, sua principal ação tóxica aguda se dá sobre o nervo óptico, podendo levar o indivíduo exposto à cegueira.

    E) CERTO. Após a absorção, o arsênico se liga à hemoglobina, aos leucócitos e às proteínas plasmáticas. Em 24 horas, o arsênico desaparece da circulação, sendo redistribuído para o fígado, principalmente, os rins, o baço, o pulmão, o trato gastrintestinal, os músculos e os tecidos nervosos, com subsequente integração no cabelo, nas unhas e nos ossos.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • LETRA ' C ' - COMPOSTOS HALOGENADOS TENDEM A SE DEPOSITAR EM TECIDO ADIPOSO.