GAB: LETRA A
Gás lacrimogêneo (do termo latino lacrima: lágrima) é o nome genérico dado a vários tipos de substâncias irritantes da pele, dos olhos e das vias respiratórias, tais como o brometo de benzila ou gás CS (clorobenzilideno malononitrilo). Ao estimular os nervos da córnea, esses gases causam, de imediato, lacrimação, dor e até mesmo cegueira temporária. Além disso, podem causar quadros graves de alergia respiratória, tanto aos atacantes como às vítimas, podendo levar à morte. Nesse sentido, seu uso tem sido contestado por especialistas e grupos defensores de direitos humanos, que também apontam a relação próxima entre algumas indústrias coligadas com as forças armadas e de segurança dos governos, que permitem a generalização do uso do gás como arma preferencial na repressão aos movimentos de rua desde os anos de 1960.
A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia médico-legal.
A) CERTO. Brometo de benzina é um é um composto orgânico aromático consistindo de uma anel benzeno substituído com um grupo bromoetila. É um agente lacrimógeno forte e também intensamente irritante à pele e membranas mucosas. Por causa destas propriedades, tem sido usado como um gás de guerra.
B) ERRADO. Tricloreto de fósforo é um gás tóxico porém não é lacrimogênio. Ele causa endema pulmonar, parada cardiáca e danos ao sistema sensorial nervoso.
C) ERRADO. Fosfogênio não é um gás lacrimogênio. Trata-se de um gás tóxico com alto poder corrosivo.
D) ERRADO. Iperita, ou gás mostarda, também não é lacrimogênio. Trata-se de uma substância vesicante, isto é, causa queimaduras com formação de bolhas na pele e nas mucosas do trato respiratório, podendo levar à cegueira e morte por asfixia.
E) ERRADO. Arsina, ou hidreto de arsênio, é um gás tóxico mas não é lacrimogênio. A inalação de grandes quantidades de arsina, causa uma forte hemólise intravascular, algumas vezes várias horas após a exposição.
Gabarito do professor: Letra A.