SóProvas


ID
2871922
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando-se a relação entre infortunística e toxicologia, quanto à formação do depósito de drogas nos tecidos, podemos assinalar como INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • O chumbo acumula em ossos e dentes.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicodinâmica. É necessário saber o sítio de maior tropismo do agentes tóxicos.

    Atenção: pede-se a associação incorreta.

    A) ERRADO. O maior sítio de tropismo do chumbo são os ossos, onde ele se acumula. Cerca de 90% do chumbo corpóreo se armazena nos ossos, principal depósito do metal no corpo. Aproximadamente 5% da concentração do chumbo no sangue se situa no plasma, representando a fração lábil e biologicamente ativa do chumbo, capaz de cruzar as membranas celulares e causar seus efeitos tóxicos. 

    Fonte: MOREIRA, Fátima Ramos  and  MOREIRA, Josino Costa. A cinética do chumbo no organismo humano e sua importância para a saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.1 [cited  2020-08-13], pp.167-181.

    B) CERTO. O arsênico tem tropismo pela pele, tanto que pode causar uma série de problemas de pele, como verrugas e até câncer de pele.

    C) CERTO. A maioria deste elemento se encontra a nível dos tecidos, do sangue e dos ossos.

    D) CERTO. O DDT é um pesticida que atravessa facilmente a barreira hematoencefálica, atuando predominantemente sobre o sistema nervoso central.

    E) CERTO. O mercúrio se acumula em vários locais, dentre eles, os ossos.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Fâneros, fâneros cutâneos ou faneras são as estruturas visíveis da pele. Compreendem os cabelos, pêlos e unhas. Em casos de intoxicação por Arsênio, estas estruturas servem como sítio de deposição desta substância