SóProvas


ID
2871925
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um paciente psicopata é encontrado morto pelo provável excessivo uso contínuo de um antidepressivo tricíclico. Com base nessa informação, qual é o principal mecanismo por meio do qual a fenotiazina pode exercer seu efeito tóxico?

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia.

    Os fenotiazínicos são classificados como antipsicóticos e neurolépticos e promovem tranqüilização leve sem que ocorra desligamento do paciente com o meio, promovem pouco ou nenhum efeito analgésico, mas podem potencializar as propriedades analgésicas de outros fármacos. Seu principal efeito hemodinâmico é a hipotensão arterial, resultante do bloqueio de receptores α-adrenérgicos periféricos e conseqüente vasodilatação periférica.

    A) ERRADO. Antidepressivos tricíclicos não causam modificações na estrutura do protoplasma (citoplasma).

    B) ERRADO.  A maioria dos efeitos tóxicos dos antidepressivos tricíclicos é causada por quatro efeitos farmacológicos principais: eles têm efeitos anticolinérgicos, causam bloqueio excessivo da recaptação de norepinefrina na sinapse pré-ganglionar, bloqueio alfa adrenérgico direto e, principalmente, eles bloqueiam os canais da membrana de sódio causando lentidão na despolarização da membrana, tendo efeitos semelhantes à quinidina no miocárdio. Assim, essa alteração de permeabilidade da membrana aos íons sódio é um dos principais mecanismos pelos quais antidepressivos como a fenotiazina pode causar toxicidade.

    C) ERRADO. Antidepressivos tricíclicos não têm como principal mecanismo de toxicidade a modificação do equilíbrio ácido básico celular.

    D) ERRADO.  A fenotiazina não causa desequilíbrio estrutural e sim desequilíbrio eletrolítico.

    E) ERRADO. Antidepressivos tricíclicos não causam modificações na estrutura do protoplasma (citoplasma).

    Gabarito do professor: Alternativa B. Cabe recurso para alteração de gabarito.

  • A fenotiazina não causa desequilíbrio estrutural e sim desequilíbrio eletrolítico.