SóProvas


ID
2872018
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em que pese o endurecimento da Lei Seca, o consumo de álcool (etanol) é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. A ingestão dessa substância como bebida socialmente aceita chega a ser responsável por 10% a 50% das admissões hospitalares, com grande parcela de contribuição nas fatalidades por acidentes automobilísticos, homicídios, suicídios etc. Todas as alternativas apresentam toxicidades típicas do etanol, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • B) Incorreta. com o uso cronico do etanol ocorre elevação da temperatura corporal por vasodilatação periférica.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia.

    A) CERTO. A hepatotoxicidade do etanol está intimamente relacionada com o metabolismo do etanol, que se processa principalmente no fígado.

    B) ERRADO. O uso de etanol causa vasodilatação, e não vasoconstrição.

    C) CERTO. O etanol inibe a liberação do hormônio antidiurético (ADH), ou vasopressina, na neurohipófise, resultando em menor absorção da água nos túbulos distais e coletores no rim e, consequentemente, em maior micção e urina mais diluída.

    D) CERTO. A pancreatite alcoólica é uma das principais complicações do consumo excessivo de álcool. Normalmente a gastrite precede a pancreatite nesses casos.

    E) CERTO. o álcool pode causar diversos efeitos metabólicos potencialmente letais. A hipoglicemia é um efeito raro em adultos, mas crianças e adolescentes estão sob maior risco de desenvolvê-lo. Outros efeitos metabólicos são acidose, hipocalemia, hipomagnesemia, hipoalbuminemia, hipocalcemia e hipofosfatemia. 

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Todos os elementos de convicção (meios de prova) produzidos ou obtidos em sede policial através de inquérito policial são valoráveis na sentença, sem a necessidade de serem reproduzidos na fase de instrução criminal.

    Art. 155. O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas.

    Não há absurdo, visto que o juiz formará sua convicção pelo sistema de livre apreciação da prova, sistema este legalmente previsto, os elementos informativos servem apenas como base para este, pelo qual o juiz não estará vinculado. Portanto, a afirmativa está errada.

  • tive o mesmo raciocínio, visto que a palavra "valorável" significa que existe a possibilidade de valoração, podendo o juiz valorar ou não.

  • tive o mesmo raciocínio, visto que a palavra "valorável" significa que existe a possibilidade de valoração, podendo o juiz valorar ou não.