SóProvas


ID
2872021
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Todas as substâncias a seguir produzem síndrome de abstinência caracterizada por excitação, COM EXCEÇÃO DE:

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de abstinência da cocaína é marcada por depressao, irritabilidade, aumento de apetite, tremores, inquietação, insônia, perda do desejo sexual ou impotência, dores musculares.

  • GAB: LETRA B

    COCAÍNA

    A síndrome de abstinência tem três fases: primeiro vem a “fissura”, a vontade de usar a droga. Depois, a pessoa passa por um estado de sonolência. Por último, aparecem os sintomas de depressão, como angústia e irritabilidade.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia.

    A) CERTO. Os principais sintomas da síndrome de abstinência de opioides, naturalmente naqueles que desenvolveram dependência fisiológica, são: taquicardia, hipertensão, pupilas dilatadas (midríase), sudorese, diarreia, arrepios por todo o corpo, dores musculares, cãibras, insônia, irritabilidade, bocejos, fissura intensa, inquietação psicomotora.

    B) ERRADO. Durante a abstinência, períodos de desejo intenso pelo consumo de cocaína (“craving") são associados a outros sintomas de abstinência como fadiga, anedonia e depressão (e não excitação), e acabam por levar ao retorno ao uso da droga, estabelecendo o círculo vicioso da dependência química.

    C) CERTO. Fenobarbital é um ansiolítico e sedativo cuja síndrome de abstinência acontece com sintomas de excitação.

    D) CERTO. A glutetimida é um sedativo hipnótico que pode causar síndrome de abstinência, durante a qual ressalta-se os efeitos excitatórios.

    E) CERTO. Os sintomas mais frequentes da abstinência de etanol são: hiperatividade autonômica; tremores; insônia; alucinações ou ilusões visuais, táteis ou auditivas transitórias; agitação psicomotora; ansiedade; e convulsões tipo grande mal.

    Gabarito do professor: Letra B.