SóProvas


ID
2872030
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A dietilamida do ácido lisérgico (LSD) é o mais conhecido e estudado alucinógeno sintético, derivado de alcalóides do “ergot”, principalmente da ergotamina. Considerando os aspectos toxicocinéticos e analíticos dessa substância, aponte a(s) afirmativa(s) correta(s).

I. Por ser uma substância muito potente, o LSD é utilizado em doses baixas e, portanto, está presente no material biológico em níveis equivalentes aos residuais (baixas concentrações -pg/mL-1).

II. Não há possibilidade de reação cruzada quando da utilização de um imunoensaio.

III. A urina constitui a matriz de eleição.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em metodologias analíticas para detecção de LSD. A LSD é uma substância semissintético, produzida a partir do ácido lisérgico, alcaloide produzido pelo fungo Claviceps purpurea, fungo que representa um grupo de ascomicetos patogênicos. Para determinação do LSD em diferentes tipos de amostras as técnicas usualmente empregadas são a cromatografia líquida com detector de fluorescência ou ultravioleta e a cromatografia em fase gasosa, líquida ou eletroforese capilar acopladas à espectrometria de massas.

    I. CERTO. Um dos desafios na análise do LSD diz respeito à baixa concentração deste nas matrizes biológicas. Como as doses recreacionais de LSD utilizadas são menores em relação às outras drogas, as concentrações plasmáticas e urinárias detectadas ficam na faixa de ng/mL, sendo que 1ng/mL já é considerada uma dose tóxica (associada a efeitos tóxicos).

    II. ERRADO. O uso de imunoensaio é uma alternativa viável para pesquisa de LSD em urina, no entanto alguns medicamentos podem levar a falso-positivos, com a clorpromazina, serrazina, haloperidol, fentanil, entre outros, sendo, portanto, válido apenas como triagem da droga.

    III. CERTO. A urina é uma matriz biológica de escolha tradicional/convencional em análises toxicológicas forenses, resultante de uma ultrafiltração do sangue pelos rins.

    Gabarito do professor: Alternativa D.