SóProvas


ID
2872210
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na África, os europeus morriam como moscas; aqui eram os índios que morriam: agentes patogênicos da varíola, do sarampo, da coqueluche, da catapora, do tifo, da difteria, da gripe, da peste bubônica, e possivelmente da malária, provocaram no Novo Mundo o que Dobyns chamou de “um dos maiores cataclismos biológicos do mundo”. No entanto, é importante enfatizar que a falta de imunidade, devido ao seu isolamento, não basta para explicar a mortandade, mesmo quando ela foi de origem patogênica.

CUNHA, M. C. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Claro Enigma, 2012.


Uma ação empreendida pelos colonizadores que contribuiu para o desastre mencionado foi o(a)

Alternativas
Comentários
  • "La cruz,el hambre e la espada" (Os mecanismos da conquista colonial de Ruggiero Romano). A mortandade de índios no novo mundo deu-se por esses três fatores: A Cruz, a difusão da fé católica fez desaparecer o índio propriamente dito. A difusão da religião trouxe novos valores ao índio e gerou conflito na vida e no modo de viver desse indivíduo. A fome, o europeu ao chegar na América apropriou-se da terra e o nativo não tem como sobreviver sem ter onde plantar, colher, pescar ou caçar.

  • Continuando: O índio subnutrido fica suscetível de doenças e o próprio convívio com o europeu favorece a transmissão de agentes patogênicos que antes ele não conhecia. E finalmente a Espada, o europeu para se apropriar da terra do índio estimula as guerras entre as tribos, favorecendo o seu domínio. Segue um link que pode explicar melhor o que disse:<http://historiainte.blogspot.com/2017/07/a-espada-cruz-e-fome-os-mecanismos-da.html>


  • Neste momento o que interessa é tornar positiva a ideia de catequizar almas perdidas, de docilizá-las ao colonizador, mas no fundo os argumentos apelam para o enquadramento de canibais, de índios resgatados em guerras inter-tribais. Portanto, eram a estes elementos e suas sociedades que se dirigiam tropas de guerra formadas por colonos, mas também por outros índios.

  • O que foi considerado "um dos maiores cataclismos biológicos do mundo" (morte dos índios pelas mais diversas doenças trazidas pelos europeus) teve como contribuidores:

    *Falta de imunidade dos índios (devido ao seu isolamento geográfico)

    *Estímulo dos europeus às guerras intertribais

  • Letra E

    O texto da questão afirma que não só as doenças promovidas pela colonização causaram o extermínio das populações nativas. Dessa forma, analisando as alternativas percebe-se que a letra E poderia ser a única correta, pois a A não tem logica, a B está errada porque o pacto colonial não permitia a abertura entre outras nações, a C também não faz sentido, pois, mesmo se eles tivessem interferido nos "saberes autóctones", não tem relação com o extermínio, a D está errada pois nunca houve essa prática.

  • Questão mal criada. Na próxima eu vou educar ela

  • Gabarito E

    Apenas uma observação: atente-se ao significado "autóctones", pois eles colocam como sinônimo de indígenas, nativos... ex: questão Q1055005

  • A) ERRADA, pois a desqualificação não faz sentido no que se refere ao texto.

    B) ERRADA, porque no período mencionado era o Pacto Colonial, o qual permitia que a colônia negociasse apenas com a coroa, ou seja, com o seu país colonizador.

    C) ERRADA, pois a interdição nos saberes dos índios não fez com que eles deixassem de morrer por contágio. Até porque não adiantaria de nada se eles não tinham anticorpos para as novas doenças trazidas pelos colonizadores.

    D) Não tem nada a ver com a questão.

    E) SIM, pois os europeus incentivavam as guerras entre as tribos devido a desobediência entre os índios em se recusarem a possibilitar alguns pedidos dos portugueses, o que fez com que ocorressem guerras entre tribos diferentes.

  • O que ajudou a matar mais índios?

    R. Guerras entre as tribos.

    Obs. Conhecimento autóctone - conhecimento do povo originário, ou seja, dos índios. Mesmo a "pajelança" sendo proibida pela Igreja, ela sempre foi realizada e interferiu diretamente na nossa cultura, como por exemplo, o uso das drogas do sertão no tratamento de algumas doenças.

  • DÚVIDA:

    "[...] No entanto, é importante enfatizar que a falta de imunidade, devido ao seu isolamento, não basta para explicar a mortandade, mesmo quando ela foi de origem patogênica."

    Ou seja, o texto está falando que as mortes indígenas de origem patogênica tiverem outros agravantes além da falta de imunidade dessa comunidade.

    Quando o exercício pede uma ação empreendida pelos colonizadores que contribuiu para o desastre mencionado, ao meu ver teria de ser algo direcionado às mortes de origem patogênica. Acabei descartando a alternativa E pois guerras tribais não tem nenhuma relação com doenças.