SóProvas


ID
2872255
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O parlamento britânico aprovou uma lei, em 1835, cujo objetivo era regular o tráfego crescente nas principais vias no interior da Inglaterra, uma espécie de “código rodoviário”. A lei de 1835 estabeleceu a velocidade máxima de 4 milhas por hora para veículos autopropulsionados. As regras foram revistas pelo parlamento em 1896, quando foi aumentada a velocidade máxima para 10 milhas. Em 1903, novamente elevou-se o limite de velocidade para 20 milhas por hora. Em 1930, aboliu-se o limite de velocidade para carros e motos.

ELIAS, N. Tecnização e civilização. In: ELIAS, N. Escritos e ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2006 (adaptado).


O processo descrito alude à necessidade de atualização da legislação conforme

Alternativas
Comentários
  • Datas ( tempo )= avanço tecnológico

  • De 1835 até 1930 ocorreram revoluções industriais. A Inglaterra dominava os oceanos e era a grande potência. Como foi pioneira nesse processo, tinham produtos que muitos e muitos outros países queriam. Como atender todo seu mercado a um velocidade de apenas cerca de 10 km/h? Portanto, não era vantajoso uma regulagem severa quanto à velocidade no tráfego.

    Letra A

  • Atenção nas fontes também pessoal: ELIAS, N. Tecnização e civilização. In: ELIAS, N. Escritos e ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2006 (adaptado).