SóProvas


ID
2872270
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente não se pode identificar o espaço rural apenas com a agropecuária, pois no campo não há somente essa atividade, embora ela possa ser a mais importante na maioria das regiões situadas no interior do país. Não é procedente se pensar no campo dissociado das cidades.

HESPANHOL, A. N. O desenvolvimento do campo no Brasil. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007 (adaptado).


A realidade contemporânea do espaço rural descrita no texto deriva do processo de expansão

Alternativas
Comentários
  • "Atualmente não se pode identificar o espaço rural apenas com a agropecuária, pois no campo não há somente essa atividade(...)"

    Pura interpretação de texto, relatando que pelo interior do país está surgindo, no processo de expansão, diversidades de atividades econômicas.

    Resposta assertiva "B".

  • 60 por cento de erros O-O

  • Todos os processos citados nas alternativas realmente estão acontecendo. Porém, ele pede a justificativa do porquê não podermos mais dissociar campo de cidade como antes.

    Letra B

  • Esse assunto é fácil, ainda mais quando é pura interpretação textual. Por isso, veja esse vídeo detalhando sobre ''o que é rural e o que é urbano'' https://www.youtube.com/watch?v=X1cQ0BCw_5Y

  • Esse tipo de pergunta confunde, porque ao lermos a questão imediatamente nos vem à cabeça o conceito de êxodo rural, que está ligado ao processo de mecanização da produção agrícola -por isso o índice de erro está alto-.

    No entanto, o enunciado diz: "Não é procedente se pensar no campo dissociado das cidades". Ao afirmar, a ligação entre o campo e a cidade, devemos nos lembrar de que o conceito de comunicação, é fundamental para que se efetive as vendas dos produto, no caso, a venda dos produtos agrícolas.

    É aí, que entra o setor de serviço ( Setor Terciário = transporte, negociações, distribuição, logística, etc) que trará meios para que os produtos agrícolas cheguem até o consumidor final nos centros urbanos. Mantendo a comunicação entre o campo e a cidade.

  • Letra B: não é possível pensar no campo dissociado das cidades porque o setor de serviços e de produção alinha o interesses de ambas as partes, de modo que o campo sustenta a vida na cidade e a cidade sustenta financeiramente as atividades no campo.

    Ambos estão interligados desde o surgimento das primeiras cidades na história da humanidade, de modo que o aumento populacional e o processo de urbanização só são possíveis graças à atividade agrícola e sua alta produtividade.

  • Questão que apresenta uma interface entre Geografia Agrária e Urbana de forma a ser necessário conhecimento das duas áreas para resolve-la corretamente. O texto de apoio aborda a complexificação das atividades de cidades do interior e as relações mais interdependentes entre campo e cidade. O enunciado busca a atividade responsável pelo aumento da complexidade do espaço rural. 
    Análise das alternativas:

    A) A expansão de áreas cultivadas não apresenta nenhuma complexidade para além da já existente nos espaços rurais.

    B) O setor de serviços é diversificado, emprega grande quantidade de pessoas, cria fluxos de pessoas, reposiciona a cidade na hierarquia urbana local e contribui decisivamente para aumentar a relação campo cidade. Alternativa correta. 


    C) Aumento na proporção de idosos modifica o perfil demográfico de uma cidade, mas não se relaciona com modificações consideráveis na realidade do espaço rural. 

    D) Regiões metropolitanas por definição não fazem parte do espaço rural. 

    E) A mecanização produtiva atualmente, não altera de maneira significativa a relação entre espaço rural e urbano. 




    Gabarito do professor: B
  • Atualmente não se pode identificar o espaço rural apenas com a agropecuária, pois no campo não há somente essa atividade

    A realidade contemporânea do espaço rural descrita no texto deriva do processo de expansão

    Letra B: setor de serviços

  • GABARITO - B

    O texto deixa claro que não há apenas a agropecuária no campo, e sim uma maior diversidade de serviços, ou seja, alternativa "B".

    Caveira!

  • Questão de 2016 ressalta isso no texto de apoio: Q841576

    "Característica fundamental é que ele não é mais somente um agricultor ou um pecuarista: ele combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento, tanto nos ramos tradicionais urbano-industriais como nas novas atividades que vêm se desenvolvendo no meio rural, como lazer, turismo, conservação da natureza, moradia e prestação de serviços pessoais."

  • Questão dúbia, uma vez que a expansão do setor de serviços nas áreas rurais está condicionado à expansão da mecanização produtiva.