SóProvas


ID
2872282
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Apesar da grande distância geográfica em relação ao território japonês, os otakus (jovens aficionados em cultura pop japonesa) brasileiros vinculam-se socialmente hoje em eventos e a partir de uma circulação intensa de mangás, animes, games, fanzines, j-music (música pop japonesa). O consumo em escala mundial dos produtos da cultura pop – enfaticamente midiática – produzida no Japão constitui um momento histórico em que se aponta a ambivalência sobre o que significa a produção midiática e cultural quando percebida no próprio país e como a percepção de tal produção se transforma radicalmente nos olhares de consumidores estrangeiros.

GUSHIKEN, Y.; HIRATA, T. Processos de consumo cultural e midiático: imagens dos otakus, do Japão ao mundo. Intercom – RBCC, n. 2, jul.-dez. 2014 (adaptado).


Considerando a relação entre meios de comunicação e formação de identidades tal como é abordada no texto, a noção que explica este fenômeno na atualidade é a de

Alternativas
Comentários
  • Achei essa questão difícil. Fiquei em dúvida entre as letras A e E. Perceba que o texto fala de uma transformação radical de visão dos produtos quando chegam a outro país. Isso elimina as letras B e D, que se referem a passividade de consumo e alienação, o que é totalmente o contrário. A letra C fala de hierarquizar, ou seja, colocar uma manifestação cultural acima de outra, colocar em patamares. Mas em nenhum momento o texto fala disso. E nem precisaria falar para saber que uma alternativa assim não poderia ser a resposta, cada cultura é uma cultura, não existe cultura superior ou inferior. Isso foi o que me fez eliminar a letra E, porque a inserção de produtos estrangeiros não é algo recente e não é responsável por uma deterioração do que é nacional, e sim uma evidência da globalização.

    Letra A.

    Tribalismo lembra muito a ideia de separação, de dividir em grupos. Nesse caso, são o grupo de otakus.

  • A mão chega a tremer par marcar a B!

  • "relação entre meios de comunicação e formação de identidades tal como é abordada no texto". Aí está a chave. O texto explica o fenômeno citando a multidão de jovens brasileiros que se agrupam em eventos...

  • Questão viagem total, mas tá valendo...

  • A) gabarito

    C) se fosse hierarquização das matrizes culturais a cultura japonesa estaria acima da nossa ou então a nossa acima da deles; não é o que acontece.

    D) eles não são nada passivos nessas relações de consumo, pelo contrário: brasileiros vinculam-se socialmente hoje em eventos e a partir de uma circulação intensa de mangás, animes, games, fanzines, j-music (música pop japonesa). O consumo em escala mundial dos produtos da cultura pop – enfaticamente midiática – produzida no Japão constitui um momento histórico (...)

    E) não necessariamente ocorre deterioração das referências nacionais só porque existe um grupo que curte mais outra cultura.

  • O tribalismo moderno é um estado de necessidade de um grupo social de se juntar a uma coletividade que possui características em comum, só que em antítese a sociedade no geral.

  • Questão de Sociologia relacionado ao assunto das tribos urbanas. Quem negligencia sociologia pode errar uma questão dada de graça como esta. Mesmo eu sabendo da teoria, ainda concordo como comentário da Paula Verdum kkkkk

  • Letra A

    A indústria cultural pode ser entendida como um veiculo de informação que utiliza todos os meios de comunicação para dialogar com às mesmas.

    Precisamos notar que os indivíduos acabam sendo coagidos a partir dos mecanismos de publicidade e marketing a se adaptarem a tal elemento do entretenimento, sendo comum à massa.

    Assim, ser consumidor nos dias de hoje é colocar em prática sensações, experiências em forma massiva, levando em consideração a estrutura e configuração mundial da sociedade.

  • Tribos Urbanas: grupos formados nas cidades, mais comumente nas metrópoles

    -Necessidade dos jovens de ser agruparem, pertenceram a um grupo e criarem uma identidade.

    -Cada grupo possui uma estrutura interna própria, desenvolvendo sua "subcultura social urbana"

    Exemplos: surfistas, skatistas, hippies, grafiteiros, pagodeiros

  • "os otakus (jovens aficionados em cultura pop japonesa)" mais uma tribo, assim como do funk, pagode, balada de dia, balada a noite, festas, cinema, netflix e por ai vai. Todos pertencemos a alguma tribo

  • O que acho estranho nessa questão é que o tribalismo é anterior ao que é expresso no texto. Olhem, por exemplo, a velha guarda, a bossa nova, e etc. Todos esses são anteriores ao advento da globalização, como conhecemos hoje.

  • Que coisa mais viajada, devaneante.