SóProvas


ID
2872288
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Torna-se importante, portanto, salientar que as pautas econômicas dominantes não se incompatibilizavam com demandas políticas ou por garantia de direitos contra as decisões da própria Justiça do Trabalho. Pelo contrário, muitas greves incluíam várias demandas de natureza distinta, e mesmo em demandas primariamente econômicas, colocava-se muitas vezes a dimensão do enfrentamento político. Em todos esses casos, confirma-se a hipótese de que direitos instituídos ou garantias das convenções coletivas, respaldadas pela Justiça do Trabalho, não significavam conquistas materiais às quais os trabalhadores tivessem acesso líquido e certo. Era preciso muitas vezes recorrer às greves para garantir direitos conquistados.

MATTOS, M. B. Greves, sindicatos e repressão policial no Rio de Janeiro (1954-1964). Revista Brasileira de História, n. 47, 2004 (adaptado).


De acordo com o texto, um dos problemas com os quais as organizações sindicais de trabalhadores se defrontavam, de 1954 a 1964, era o descompasso entre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    No texto: "Direitos instituídos ou garantias das convenções coletivas, respaldadas pela Justiça do Trabalho, não significavam conquistas materiais às quais os trabalhadores tivessem acesso líquido e certo. "

  • Letra A

    Um dos problemas da eficácia das normas jurídicas editadas pelo estado, está no divórcio entre a lei - abstrata e geral - e a realidade social.

  • Sempre coloca na minha redação.

    De acordo com o escritor Gilberto Dimenstein, em sua obra " O Cidadão de Papel", disserta acerca das inefetividades dos direitos constituicionais, uma vez que à garantia dos direitos nos papeis nem sempre está atrelado na realidade social.

  • fiquei entre letra A e D alguem poderia esclarecer ?

  • Apesar dos trabalhadores desse período terem conquistado vários direitos trabalhistas, estes ficam muitas vezes só no papel, ou seja, havia um contraste entre legislação e realidade social.

    GABARITO: "A) legislação e realidade social."

  • "Era preciso muitas vezes recorrer às greves para garantir direitos conquistados."

    Nesse trecho fica evidente que o que estava escrito na lei nem sempre era cumprido, fazendo com que a população recorresse a outros meios para que fosse cumprido a legislação.

    Resumindo: um contraste entre a realidade social e a lei.

  • em 1961 no mandato de Janio&Jango quiseram implementar uma coisa chamada Reforma Base que tinha como intuito reduzir a desigualdade social, deu ruim por que Janio largou a presidencia e Jango foi "demitido" e quem na verdade deu continuidade com o projeto foi Castelo Branco que inclusive deu certo por um momento sendo considerado esse período como o Milagre Financeiro

    entao, se a gente pensar de frente pra trás a problematica que o país tinha naquela epoca era legislacao e realidade social, ja que as maiores propostas eram diminuir justamente esses problemas e isso aconteceu de 61 pra frente