SóProvas


ID
2872315
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rotação de culturas é um método que consiste na alternância de uma cultura de uma leguminosa com uma outra cultura de não leguminosa, por exemplo, a alternância de uma plantação de cana ou milho com uma de amendoim ou feijão, periodicamente. Assim, em uma safra planta-se uma não leguminosa e na entressafra uma leguminosa, deixando os restos das leguminosas nas áreas onde se pretende plantar outra cultura.

REZENDE, M. O. O. et al. Importância da compreensão dos ciclos biogeoquímicos para o desenvolvimento sustentável. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos/USP, 2003 (adaptado).


A forma de manejo exemplificada desenvolve um modo de uso da terra que proporciona a

Alternativas
Comentários
  • Os nutrientes mais importantes para plantas são o NPK: Nitrogênio, fósforo e potássio.

  • Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais numa mesma área agrícola. Um exemplo de rotação de culturas é a que utiliza espécies comerciais em alternância com espécies de cobertura, que são as que têm a finalidade de cobrir e proteger o solo, entre outros benefícios. As leguminosas constituem um dos principais grupos de plantas de cobertura vegetal. Elas se destacam pela alta capacidade de fixação de nitrogênio atmosférico, permitindo que parte desse  fique disponível para as culturas seguintes, o que reduz a necessidade de adubação nitrogenda. Um exemplo de rotação deste tipo é a que é feita entre o  (cultura principal) e as leguminosas como a soja, o guandu, a crotalária e a mucuna.

  • O gás nitrogênio é fixado pelas bactérias: 'cianobactéria' , 'rizobium' e 'azotobacter' que estão presente nas raízes dos vegetais.Tal gás é absorvido pelas plantas mediante reações de oxirredução,sendo o NO3- (nitrato) o principal nutriente para os vegetais obtido pela etapa de nitratação.

  • Leguminosas= Apresentam em suas raizes fixadores de nitrogenio por bacterias fixadoras.

    Cianobater= também fixa

    Nitrogenio = adubação

    Todo o processo ocorre para descansar o solo e ele por si só ser nutrido

  • AAAAAAA

  • eu sou olhei a referencia do texto e marquei já que falava de biogeoquimica

  •  NPK: Nitrogénio, fósforo e potássio.

  • Rotação de cultura trás benefícios para a área. Sabendo disso, através da fonte do texto, a única alternativa que trás benefícios é a letra C

  • GAB C

  • Bactérias Rhizobium, nas raízes de plantas leguminosas (feijão, soja, ervilha, amendoim etc.) promovem a fixação do nitrogênio atmosférico. É a etapa inicial para o enriquecimento do solo com nitrogênio, daí a importância da rotação de culturas, visto que o N é elemento químico indispensável para o metabolismo da planta.

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Bastou olhar a fonte do texto!!! Ciclos biogeoquímicos > fixação do nitrogênio

  • Importância da compreensão dos ciclos biogeoquímicos para o desenvolvimento sustentável.

    Resposta na fonte!

  •  fixação do nitrogênio (N2) pelas raízes dos vegetais ocorre através da atuação das bactérias fixadoras.

    Desse modo, a rotação de culturas é benéfica para a manutenção das características físicas, químicas e biológicas do solo de uma determinada área.

  • Famosa Adubação Verde, proporcionada pelas bactérias Rhizobium, que vivem em mutualismo com as leguminosas plantadas no solo, promovendo a fixação do nitrogênio.