Os modelos mais comuns em SIG são o modelo raster ou matricial e o modelo vectorial.
Raster -> O tratamento de imagens deste tipo requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, pois envolvem cálculos muito complexos, como interpolação, álgebra matricial, etc.
Vectorial -> é o modelo no qual informações sobre pontos, linhas e polígonos são codificadas e armazenadas como uma coleção de coordenadas x, y e z.
Gab. D
Os dados espaciais, em SIG, têm dois formatos primários (arranjo de dados para armazenamento ou apresentação): raster/matricial e vector/vetorial.
O formato matricial é baseado numa estrutura de grade de células, enquanto o formato vetorial é mais parecido com um mapa de linhas. (pontos, linhas e polígonos)
Complementando....
Por definição, vetores são elementos de dados que permitem descrever posição e direção. Em SIG, um vetor é a representação gráfica de feições como mapa, sem o efeito de generalização de uma grade matricial. As linhas são analógicas, isto é, não são quebradas em células ou em fragmentos, mas são contínuas do seu início ao seu final. Portanto, a forma representada é mais acurada, como um mapa real. De fato, os dados vetoriais são muito mais acurados do que os dados matriciais.