SóProvas


ID
2873353
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Eldorado do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assim como em todos pacientes traumatizados, a criança com trauma significativo necessita de uma concentração de oxigênio de 85% a 100%, isso só é possível com auxílio de oxigênio complementar e uma máscara pediátrica. Diante dessa situação, se não atendida de imediato, podemos dizer que ela pode apresentar sinais de esforço ventilatório, sendo eles:

I. Balanço da cabeça a cada respiração.

II. Batimento de asas do nariz.

III. Pele com boa perfusão.

IV. Estridor ou ronco.

V. Bradipneia.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Apenas I, II e IV.

  • Criança com sinal de insuficiência respiratória o sinal chave dela vai ser GEMÊNCIA e BATIMENTOS DE ASA DE NARIZ, seguido de taquipneia, balança a cabeça de um lado para o outro.


  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Oxigenoterapia.

    Quando a pessoa que apresenta trauma significativo, é necessário manter a concentração de oxigênio adequada. Para isso, frequentemente, é necessário o fornecimento de oxigênio complementar através de uma máscara.

    Diante dessa situação, caso não adequado esse parâmetro o usuário pode apresentar sinais de esforço ventilatório, como: ausculta pulmonar alterada, presença de dispnéia e progressiva utilização de musculatura acessória. Realizando análise das alternativas:

    I. CORRETA. Balanço da cabeça a cada respiração causado pelo uso de musculatura acessória.

    II. CORRETA. Batimento de asas do nariz é o alargamento da abertura das narinas durante a respiração como uma forma de tentar capturar mais ar.

    III. INCORRETA. Pele com MÁ perfusão, caracterizada pela presença de cianose de extremidades.

    IV. CORRETA. Estridor ou ronco, demonstra ausculta pulmonar alterada por ar impossibilitado de chegar aos alvéolos; pode ser causada por muco.

    V. INCORRETA. Bradipneia (diminuição da freqüência respiratória). Ocorre a dispnéia (dificuldade respiratória) associada a taquipneia (aumento da freqüência respiratória) como uma forma de tentar aumentar a quantidade de oxigênio.

    As respostas corretas são Apenas I, II e IV.

    Gabarito do Professor: Letra A.