SóProvas


ID
2874874
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Cutter em sua clássica obra Rules for a dictionary cataloging determinou regras, ou princípios, para escolha dos assuntos e seus cabeçalhos. Entre tais regras sugeriu “o uso do cabeçalho de assunto relativo à obra, e não relativo à classe em que se inclui este assunto (Catalogação no Plural, p. 162)”. Considerando os princípios da indexação, a regra citada significa uso de:

Alternativas
Comentários
  • A indexação diz respeito à identificação do conteúdo do documento por meio do processo de análise de assunto e à representação desse conteúdo por meio de conceitos. Esses conceitos, por sua vez, serão representados ou traduzidos em termos advindos de uma linguagem documentária, com vistas à intermediação entre o documento e o usuário no momento da recuperação da informação, seja em índices, catálogos ou bases de dados.

    A especificidade está relacionada ao nível de abrangência que a biblioteca e a linguagem documentária permitem especificar os conceitos identificados documento. Exemplo: um livro cujo assunto seja especificamente sobre “tilápias” será indexado sob o assunto “peixes”. Essa situação é característica de bibliotecas que optam por uma baixa especificidade nos assuntos que, por sua vez, trará como resultados na recuperação uma alta revocação.

    FUJITA, MSL., org., et al. A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 149 p. ISBN 978- 85-7983-015-0. Available from SciELO Books .  

  • "Cutter em sua clássica obra Rules for a dictionary cataloging determinou regras, ou princípios, para escolha dos assuntos e seus cabeçalhos. Entre tais regras sugeriu “o uso do cabeçalho de assunto relativo à obra, e não relativo à classe em que se inclui este assunto; isto é, a maior especificidade possível;" (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 162)

    GABARITO: D

  • Acrescentando...

    Conforme Mey & Silveira (2009, p. 162):

    Cutter, em suas Rules determinou regras, ou princípios, para a escolha dos assuntos e seus cabeçalhos. Resumidamente, podemos pinçar das regras de Cutter:

    1. uso do cabeçalho de assunto relativo à obra, e não relativo à classe em que se inclui este assunto, isto é, a maior especificidade possível;
    2. uso do cabeçalho relativo ao assunto preponderante, quando os assuntos de uma obra se superpõem;
    3. uso do cabeçalho na língua do usuário;
    4. eliminação de sinonímia;
    5. uso do cabeçalho mais familiar ao grupo de usuários de biblioteca.

    Gab. D

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.