SóProvas


ID
2874940
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma forma de exercitar a gestão democrática é a participação dos diversos segmentos escolares e comunitários no planejamento, desenvolvimento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Como um instrumento de intervenção na prática educacional que se realiza na escola, o PPP da escola configura-se como uma forma de planejamento. Nesse sentido, analise os seguintes aspectos que delineiam esta reflexão:


I. O planejamento hoje em dia é frequentemente visto de forma negativa, com certo descrédito, pois foram tão divulgados nos últimos trinta anos que, na prática, nos deixaram como legado uma sociedade onde, cada vez mais, cresce a parcela da população marginalizada das conquistas políticas, culturais e econômicas, e cuja educação, saúde, alimentação, transporte e segurança lhes são negados. Nesse sentido, os direitos são “acenados”, mas não são concedidos.

II. O planejamento tem sido historicamente apresentado como um instrumento de administração tecnicamente “neutro”, cuja utilização independe da postura, escolhas e ideologias de seus idealizadores. Ele tem sido historicamente, um instrumento que retrata a concepção dominante do mundo e da sociedade. Com isso, está a serviço e endereça suas ações para um determinado grupo ou setor da sociedade. Sendo o planejamento uma ação de intervenção voluntária, na realidade, ele se configura como um instrumento político e não há neutralidade em política, portanto, apesar do planejamento ser apresentado como um instrumento “neutro”, ele de fato não é.

III.O planejamento, como ação administrativa, tem sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo. Verificamos que o planejamento é uma ação contínua e flexível que, também no processo educativo, retrata políticas e delineia a gestão, num constante redimensionamento de caminhos e busca do alcance dos objetivos. É o planejamento que estabelece a finalidade, a missão de uma dada ação e, com isso, instrumentaliza o processo de gestão, delimitando a forma e o espaço de intervenção.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Se tivesse uma opção com as 3 erradas, eu marcaria essa.

  • VERDADE!

  • A banca colocou o planejamento como algo ruim, foi o que entendi.

  • Gente !

    Isso ta certo?

  • LETRA A

    Como um instrumento de intervenção na prática educacional que se realiza na escola, o PPP configura-se como uma forma de planejamento.

    Nesse sentido, três aspectos delineiam está reflexão:

     

    1. o planejamento hoje em dia é frequentemente visto de forma negativa, com certo descrédito;

    2. o planejamento tem sido historicamente apresentado como um instrumento de administração tecnicamente “neutro”, cuja utilização independe da postura, escolhas e ideologias de seus idealizadores; e

    3. o planejamento, como ação administrativa, tem sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo.

     

    Gestão democrática nos sistemas e na escola. / Regina Vinhaes Gracindo; João Antonio Cabral de Monlevade. - 4ª ed. atualizada e revisada – Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso / Rede e-Tec Brasil, 2013

  • Eu também assinalaria que as 3 estavam erradas se tivesse essa opção. Dá a ideia que o planejamento não tem sido bom em um contexto geral. Para compor esta questão a banca provavelmente direcionou ao pensamento que está no livro que a colega Priscila citou:

    Gestão democrática nos sistemas e na escola. / Regina Vinhaes Gracindo; João Antonio Cabral de Monlevade. - 4ª ed. atualizada e revisada – Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso / Rede e-Tec Brasil, 2013

    Está de acordo com uma visão política que estes autores passam no livro, já fiz concurso assim onde o pensamento era direcionado para a visão de determinado autor.

    Um abraço a todos e bons estudos.

  • Na óptica desses dois autores Regina Vinhaes Gracindo e João Antônio Cabral de Monlevade, o gabarito realmente é a letra A, mas eu não concordo.

    http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/profuncionario/cadernos/disc_ft_se_cad_11_gestao_democratica.pdf

  • Essa alternativa que a banca considerou como certa, contradiz as duas aulas de gestão democrática estão disponíveis.

  • Essa banca deveria destacar os princípios do planejamento a partir do conceito de planejamento democrático, não a teorias sem noção.

  • gente essa questão está meio confusa... caberia recurso nela!!

  • questão sem noção e sem coerência!

  • A Banca Não colocou o planejamento com algo ruim, mas fez uma autocritica do planejamento.

  • Essa questão requer muita analise e conhecimento. Venci essa. Avante !

  • Se tivesse uma opção com as 3 erradas, eu marcaria essa.

  • Questão estranha e confusa!!!
  • Acredito que a questão teve alguns "peguinhas"! Puramente questão de interpretação textual integrada à realidade da educação (que sabemos ser um desastre). A opção III diz: O planejamento, como ação administrativa, TEM sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo.  Entendi como se na realidade o planejamento tivesse sendo aplicado (infelizmente) de uma forma diferente da teoria. Logo em seguida, a banca apresenta concepções teóricas do planejamento, como ele deveria ser. Tentei entender dessa forma.
  • Segue a fonte pessoal. Não se trata de afirmativas corretas e sim reflexões possíveis.

    http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/profuncionario/cadernos/disc_ft_se_cad_11_gestao_democratica.pdf

  • Planejamento visto como algo negativo? Primeira vez que vejo algo nesse sentido.

  • idecão e suas bibliografias esdrúxulas...
  • engraçado que questões negativas sobre educação sempre são falsas ai vem uma idecão e muda a ideia.