SóProvas


ID
2875318
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Embora as giberelinas não tenham se tornado conhecidas pelos cientistas americanos e britânicos antes de 1950, esse hormônio já havia sido descoberto pelos cientistas japoneses. Os agricultores da Ásia quando utilizavam a giberelina observavam que as plantas de arroz cresciam excepcionalmente, e era suprimida a produção de sementes. No Japão, essa doença era chamada de “planta-boba” ou bakane. Com o passar do tempo, pesquisas foram feitas com este hormônio/regulador vegetal que passou a apresentar várias aplicações comerciais na agricultura. Assinale abaixo a opção em que todas as informações correspondem a aplicações comerciais da giberelina. 

Alternativas
Comentários
  • Essa eu respondi na lógica, pois o branqueamento (a,b,d,e) tem nada a ver com giberelinas.

  • Uso comercial de giberelinas e de inibidores de sua síntese:

    1- PRODUÇÃO DE FRUTOS UVA – Aumentar o comprimento da haste do cacho;

    2- MAÇÃ – Provocar o alongamento do fruto (Delicious), melhorando sua forma;

    3- CITRUS – Provocar o retardamento da senescência.

    4- PRODUÇÃO DE CERVEJA E UÍSQUE- Durante a produção do malte, a partir de sementes de cevada, giberelinas são usadas para acelerar a degradação do amido.

    5- AUMENTAR A PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR -Giberelinas aumentam o tamanho dos entrenós em consequência ocorre aumento na produção de sacarose. Alguns resultados mostram que aplicação de GA induz um aumento de 20 t/ha na produção bruta de colmo e de 2 t/ha na produção de açúcar.

    6- APLICAÇÃO NO MELHORAMENTO - Para encurtar a fase juvenil de coníferas – Pode-se obter um maior número de gerações em um menor espaço de tempo, reduzindo-se o tempo de produção de sementes, coma formação de cones em plantas muito jovens; Para estimular a floração de espinafre, beterraba, repolho (plantas do tipo “roseta”) e, portanto, acelerar a produção de sementes.

    7- INIBIDORES DA SÍNTESE DE GA - Conhecidos como retardantes do crescimento, eles têm sido utilizados na agricultura, bem como no melhoramento genético, podendo ser utilizado:  na redução do acamamento de plantas (CCC, em trigo) e do crescimento de árvores (paclobutrazol, em girassol); na tolerância a estresses ambientais (AMO-1618, em repolho, proteger de geada); na indução do florescimento (paclobutrazol, em manga).

    Fonte: http://www.fisiologiavegetal.ufc.br/Aulas%20em%20PDF/Grad%20Unidade%20IX%20-%20Giberelinas%20-%20Reguladores%20da%20Altura%20das%20Plantas.pdf