SóProvas


ID
2875330
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O conhecimento do processo de reprodução de plantas é fundamental para o desenvolvimento das práticas de melhoramento vegetal. Considere os seguintes itens: 1. Plantas autógamas; 2. Plantas intermediárias; 3. Plantas alógamas; 4. Dicogamia; 5. Dioicia. Faça a associação desses itens com as características apresentadas a seguir.

( ) Por possuírem taxas consideráveis de polinização cruzada, deve-se tomar cuidado no isolamento destas espécies tanto durante a fase de melhoramento como na produção de sementes.

( ) Ocorre em espécies com flores hermafroditas e é definida pelo amadurecimento da parte feminina (gineceu) e da parte masculina (androceu) em momentos diferentes.

( ) Apesar de preferencialmente realizarem autofecundação, pode ocorrer uma baixa taxa de fecundação cruzada. Esta frequência depende da população de insetos polinizadores, intensidade do vento, temperatura e umidade.

( ) Flores masculinas numa planta e flores femininas em outra. Neste caso a autofecundação é impossível. Exemplos: araucária, kiwi.

( ) Essas plantas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia.

Assinale a opção que contém a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Dicogamia: fenômeno que consiste na maturação do androceu e do gineceu em épocas diversas, de tal forma que a flor se apresenta morfologicamente hermafrodita e fisiologicamente unissexual.

    Dioicia: espécies em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes