- ID
- 2875375
- Banca
- CCV-UFC
- Órgão
- UFC
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Agronômica (Agronomia)
O cultivo consorciado de uma ou mais culturas numa mesma área é uma prática muito frequente no semiárido nordestino, onde predomina a exploração de pequenas propriedades rurais e a mão-de-obra familiar. Entre os sistemas de produção mais utilizados no meio rural nordestino está o consórcio feijão e milho, principalmente o feijão-caupi (Vigna unguiculata L.), base protéica da região. Sobre cultivos consorciados entre milho e feijão, considere as assertivas a seguir:
(1) No consórcio entre essas duas espécies, além de o feijão contribuir na dieta protéica do agricultor, a sua capacidade de fixação biológica de nitrogênio pode suprir as necessidades nutricionais do milho e, principalmente, a manutenção da sustentabilidade do solo.
(2) Inúmeros indicadores agroeconômicos têm sido utilizados para avaliar os sistemas consorciados, mas o índice de uso de eficiência da terra (UET) ainda é a variável mais importante na determinação da eficiência da consorciação. Para Willey (1979), o UET pode ser definido como a área relativa sob cultivo consorciado na qual se espera obter rendimento equivalente ao monocultivo, ou seja, possibilita comparar os rendimentos das culturas no consórcio em relação ao cultivo solteiro, sendo representado pela área de terra necessária com as culturas em monocultivo para proporcionar rendimento equivalente ao obtido com as culturas consorciadas.
(3) A distribuição espacial e temporal de culturas resulta numa maior diversidade de nichos e recursos que estimulam a biodiversidade dos solos.
Está correto o que se afirma: