SóProvas


ID
2876311
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria independente

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B


    O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. A auditoria externa de demonstrações contábeis é um dos instrumentos mais importantes para o desenvolvimento do mercado pelo fato de adicionar credibilidade e segurança às informações financeiras prestadas pelos agentes econômicos que buscam captar recursos junto ao público investidor.

  • Resposta b.

    A auditoria independente aumenta a confiabilidade das demonstrações contábeis.

  • Gabarito letra B, visto que o objetivo da auditoria independente é aumentar o grau de confiança das demonstrações contábeis por parte dos usuários externos através da emissão do relatório de auditoria.

    Erros das demais alternativas:

    a) Especialistas internos (assim como os auditores internos) não fazem parte da equipe de trabalho da auditoria independente.

    c) A auditoria independente rege-se pela independência em relação à entidade auditada.

    d) O auditor independente não é responsável por garantir a viabilidade futura da entidade, nem por assessorar a entidade auditada a cumprir seus objetivos.

    e) A implementação dos controles internos é de responsabilidade da administração da entidade auditada e não do auditor independente.

  • RESOLUÇÃO: Segundo a NBC TA 200, o objetivo da Auditoria das Demonstrações Contábeis (Auditoria Externa) é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

              

    A letra A está errada pois o auditor observa as normas brasileiras de contabilidade, e não as escritas por especialistas internos da entidade. A letra C está errada pois o auditor atua conforme as diretrizes das normas brasileiras de contabilidade. A letra D está errada pois o auditor atua de forma independente, e não em conjunto com a administração. A letra E está errada pois quem implementa os controles internos é a própria administração da entidade.