SóProvas


ID
2876866
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos materiais betuminosos, a mistura do produto residual obtido no refino do petróleo com água, devido ao auxílio de um agente emulsificador, recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Emulsão asfáltica de petróleo.

  • Emulsão vai água --> "EVA" para não esquecer.

  •  Cimento asfáltico de petróleo cap

    O CAP é utilizado em serviços a quente, tais como: concreto asfáltico, pré-misturado, areia-asfalto e tratamento superficial. O CAP não deverá ser aquecido acima de 177 C, sob risco de oxidação e craqueamento térmico do ligante.

    Asfalto diluído de petróleo

    O ADP CM-30 resulta da diluição do cimento asfáltico por destilados leves de petróleo, proporcionando produtos menos viscosos que podem ser aplicados a temperaturas mais baixas. Os diluentes evaporam-se após a aplicação cuja natureza do diluente utilizado determina a Cura (Média-CM ou Rápida-CR). 

    Asfalto modificado com polímero

    São os cimentos asfálticos de petróleo (CAP), modificados em suas características de desempenho através da incorporação de aditivos químicos e elastômeros.

    Os órgãos IBP/ABNT E ANP (Agência Nacional de Petróleo) classificam os asfaltos modificados com polímero elastomérico em 03 tipos, cujas nomenclaturas são definidas pelo ponto de amolecimento e recuperação elástica.

    Asfalto-borracha

    asfalto-borracha é um revestimento de pavimento constituído de cerca de 14% de pó de pneu moído. Por pertencer à linha de asfaltos modificados, também é conhecido como AMB – asfalto modificado por borracha. No entanto, a nomenclatura do material varia muito no mercado. 

  • Só pra constar: o sabão é usado como emulsificador.