SóProvas


ID
2877178
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Entre as operações de abate de suínos, consta o descanso ante mortem que tem por finalidade reduzir o estresse e, consequentemente, aumentar as reservas de glicogênio para produção de ácido lático pós mortem. Para essa espécie sabe-se que o rápido abaixamento do pH antes do resfriamento da carne pode provocar uma alteração conhecida como 

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    pálida macia e exudativa (PSE).

  • Carne PSE

    PSE vem do inglês, Pale, soft, Exsudative;  em português traduzido como pálido, flácido e exsudativo.

    Os animais que produzem carnes PSE foram submetidos a um estresse intenso antes do abate, o que causa uma rápida depleção de glicogênio muscular, com rápida redução do pH da carne devido ao acúmulo de ácido lático.

    O desenvolvimento de carne PSE é caracterizado por uma glicólise post-mortem muito rápida que causa a queda do pH na primeira hora post-mortem, quando a temperatura da carne ainda está elevada.

    No manejo dos animais, alguns fatores podem influenciar a formação desse tipo de carne como o tempo de transporte dos animais da propriedade para o matadouro, a temperatura ambiental durante o transporte, jejum pré-abate e tempo de descanso dos animais antes do abate.

    A combinação de pH baixo e temperatura alta (hipertermia) provoca, então, a precipitação das proteínas sarcoplasmáticas e diminui a capacidade de retenção de água da carne devido à desnaturação das proteínas miofibrilares. Essa diminuição da capacidade de retenção de água torna a carne mais exsudativa.