SóProvas


ID
2877277
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em 1950, David Manning White aplicou o conceito ao jornalismo, num artigo da revista Journalism Quartely. Anotou os motivos que levaram um jornalista veterano a rejeitar notícias num jornal médio americano. Queria entender o fluxo de notícias. Por que uns fatos viram notícias e outros não?

Referência: PEREIRA JR., Luiz Costa. Guia para a edição Jornalística. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 

O texto refere-se ao conceito de: 

Alternativas
Comentários
  • Gatekeeping

    Em 1950, o termo gatekeeping foi aplicado ao jornalismo pela primeira vez por David Maning White para explicar a organização do fluxo de notícias em uma empresa jornalística. 

    O termo se refere ao processo de filtragem e seleção das notícias operado por jornalistas, geralmente editores, que decidem qual(is) fato(s) ocorridos pode(m) virar notícia, ou seja, pode(m) compor o noticiário.

    Dicionário de Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 209

  • Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. É aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios. Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação. É aquela pessoa que é responsável pelo filtragem da notícia, ou seja, ela vai definir, de acordo com critérios editoriais, o que vai ser veiculado.