SóProvas


ID
2879587
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito ao programa de correio eletrônico Microsoft Outlook 2016, aos procedimentos de segurança da informação e às noções de vírus, julgue o item a seguir.


O Backdoor, um tipo específico de vírus muito poderoso, não utiliza o e-mail como forma de invasão.

Alternativas
Comentários
  • O backdoor ( PORTA DOS FUNDOS) é um recurso utilizado por diversos malwares para garantir acesso remoto ao sistema ou à rede infectada. Para esse fim, os códigos maliciosos podem explorar falhas críticas não documentadas existentes em programas instalados, falhas características de softwares desatualizados ou do firewall, para abrir portas do roteador. Alguns backdoors podem ser explorados por sites maliciosos, através de vulnerabilidades existentes nos navegadores. As falhas podem garantir acesso completo ou parcial ao sistema por um cracker, sendo utilizadas para a instalação de outros malwares ou para o roubo de dados.

  • Backdoor não é um vírus.

    É um método não documentado de entrada em sistemas.

  • As backdoors não são capazes de se propagarem e infectarem o sistema sem o conhecimento do utilizador. A maioria dos parasitas tem de ser instalada manualmente juntamente com outro software. Existem quatro formas principais para estas ameaças entrarem no sistema.


    Utilizadores de PC inconscientes podem instalar acidentalmente backdoors nos seus computadores. Podem surgir anexados a mensagens de e-mail ou programas de partilha de ficheiros. Os seus autores atribuem-lhes nomes insuspeitos e levam os utilizadores a abrir ou executar os ficheiros.

    Backdoors são muitas vezes instaladas por outros parasitas como vírus, trojans ou mesmo spyware. Entram no sistema sem o conhecimento ou permissão do utilizador e afectam o computador comprometido de cada um deles. Algumas ameaças podem ser instaladas manualmente por utilizador mal intencionados com privilégios suficientes para a instalação do software. A pequena parte das backdoors pode propagar-se explorando sistemas remotos com certas vulnerabilidades de sistema.

    Muitas backdoors estão já integradas em aplicações particulares. Mesmo programas legítimos poderão conter funções de acesso remoto ilegais. O agressor precisa de contactar um computador com este tipo de software instalado para obter acesso ilimitado não autorizado ao sistema ou tomar controlo de software específico.

    Algumas backdoors infectam o computador explorando certas vulnerabilidades do software. Trabalham semelhantemente a worms e propagam-se automaticamente sem o conhecimento do utilizador. O utilizador não consegue reparar em nada suspeito, uma vez que as ameaças não exibem assistente de configuração, diálogos ou avisos.

  • 3.4.6. Bctckdoor =  Buscam falhas de segurança, vulnerabilidadf'.'.s en1 prograr·.ias, para que através deles, outros ataques possam ser realizados, ou até o domínio da máquina ser alcançado, permitindo o retorno do invasor a rn:3tquina. Muitas vezes são introduzidos como um novo servico que passa despercebido pelo usuário, ou substituindo  um serviço já existente por um código alterado que permita a entrada do invasor  remotamente.

  • A questão apresenta 2 erros:

    1- Backdoor não é vírus, mas sim um tipo de malwere (programa malicioso). 

    2- Pode utilizar inclusive o email como forma de transmissão.

    Backdoor (porta dos fundos) é um programa malicioso que permitem o retorno de um invasor a um computador comprometido, utilizando serviços criados ou modificados para este fim. FUNCIONA COMO UMA PORTA SECRETA QUE VISA GARANTIR O RETORNO DO INVASOR.

     

    GABARITO: ERRADO

  • BACKDOOR é malware, não vírus.

  • Errado

    BACKDOOR - Desarma uma das portas da rede para deixar passar uma invasão. O tracker manda um malware que não é barrado pelo firewall para dentro da rede e de dentro da rede desconfigura uma porta do firewall, deixando vulnerável e aberta para entrar e sair qualquer coisa, então invade-se a rede. 

    Modos de infecção: Backdoors podem penetrar no seu sistema de várias maneiras, incluindo e-mail, pendrive, vulnerabilidades remotas, redes P2P

    Se não me engano foi o que aconteceu com a Carolina Dieckman...

  • BACKDOOR. são programas que permitem o retorno de um invasor a um computador comprometido, utilizando serviços criados ou modificados para este fim, eles abrem portas de conexão para posterior invasão, ou seja, ele deixa uma porta dos fundos aberta para o invasor voltar.Isso ocorre sem o usuário perceber.

    Dica!

    => Porta dos fundos

    => Porta reserva

    => Saída de emergência

  • Backdoor é um método utilizado pelo atacante para retornar ao computador da vítima sem precisar recorrer processos iniciais utilizados na realização da invasão. Backdoor não é vírus.

  • 1- Backdoor Tipo de Malwere (programa malicioso). 

    2- Pode utilizar inclusive o email como forma de transmissão.

    Backdoor (porta dos fundos) programa malicioso permitem o retorno >>> invasor a um computador comprometido, utilizando serviços criados ou modificados. FUNCIONA COMO UMA PORTA SECRETA QUE VISA GARANTIR O RETORNO DO INVASOR

  • Backdoors (Porta dos Fundos) É um trecho de código mal-intencionado que cria uma ou mais falhas de segurança para dar acesso ao sistema operacional a pessoas não autorizadas. // Podem ser inseridos propositalmente pelos criadores ou podem ser obra de terceiros, usando para isso um vírus, verme ou cavalo de Troia // Facilitam o RETORNO DO INVASOR.

  • BACKDOOR

    Conceito: É um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    [...]

    Método de Inclusão: Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo.

    [...]

    > A forma usual de inclusão de um backdoor consiste na disponibilização de um novo serviço ou na substituição de um determinado serviço por uma versão alterada, normalmente possuindo recursos que permitem o acesso remoto.

    [...]

    Modos de Uso: O backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.

    [...]

    Importante! ☛ Programas de administração remota, como BackOrifice, NetBus, SubSeven, VNC e Radmin, se mal configurados ou utilizados sem o consentimento do usuário, também podem ser classificados como backdoors.

    [...]

    RESUMINDO

    O acesso ao computador se dá por portas. Backdoor seria "alguém" atrás da porta que pode abri-la com facilidade.

    Backdoor --> PERMITE RETORNO --> acessoFUTURO --> Pelas PORTAS

    ____________

    Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • BACKDOOR: abre a porta para futuros ataques, para assegurar acesso posterior do invasor.

  • Gab. ERRADO

    Phishing --> PESCA Informações

    Ransomware --> ENCRIPTA dados --> EXIGE RESGATE

    Cavalo de Troia --> EXECUTA diversas funções --> ESCONDIDO

    Spyware --> MONITORA atividades --> depois ENVIA

    Keylogger --> Teclas digitadas

    Screenlogger --> Cursor/tela

    Adware --> Propaganda

    Backdoor --> PERMITE RETORNO --> acesso FUTURO --> Pelas PORTAS

    Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução

    Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática

    Bot --> COMUNICA c/ invasor --> CONTROLE remoto --> PROPAGA automaticamente

    Rootkit --> ESCONDE e ASSEGURA --> MANTÉM acesso ao PC

    Cookies --> PEQUENOS ARQUIVOS --> IDENTIFICAM o visitante --> VIOLAM privacidade

  • BACKDOOR não é vírus, mas cuidado, pois essa banca considera o termo vírus como um termo popular para a palavra malware.

    Fiquem espertos.