-
2. CONCEITO DE CARGO
Segundo Chiavenato (1999), o cargo é uma composição de atividades desempenhadas por uma pessoa – o ocupante – que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. A posição do cargo no organograma define o seu nível hierárquico, a subordinação (a quem presta responsabilidade), os subordinados (sobre quem exerce autoridade) e o departamento ou divisão onde está localizado. Um cargo constitui uma unidade da organização e consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos demais.
A maneira como as pessoas trabalham nas organizações depende, basicamente, de como seu trabalho foi planejado, modelado e organizado; em suma, como foi feita a distribuição das tarefas. Dentro dessa definição é necessário identificar a diferença entre cargo, função e tarefa.
• Tarefa: refere-se à menor unidade componente do trabalho e pode ser definida como as atividades executadas por determinado profissional.
• Função: é formada pelo conjunto de tarefas desempenhadas por uma ou mais pessoas.
• Cargo: indica a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido.
A estrutura de cargos é condicionada pelo desenho organizacional em que ela está contida. Os cargos são parte integrante do formato estrutural da organização, que, por sua vez, condiciona e determina a distribuição, a configuração e o grau de especialização dos cargos.
-
Gabarito: Certo.
O organograma vertical, também conhecido como funcional, é o mais utilizado pelas organizações. Nele os cargos mais altos e importantes se encontram no topo do gráfico e de cima para baixo são apresentados os funcionários e suas funções em ordem decrescente.
Este tipo de organograma é bastante hierárquico e é a forma mais tradicional de representação das funções de uma empresa ou organização qualquer. Na prática ela mostra os cargos mais altos em cima e mais em baixo como é distribuído a hierarquia daquela organização.
Quais são as formas de organograma?
Horizontal:Seguindo a mesma lógica de apresentar os cargos dos maiores aos menores, o organograma horizontal se diferencia por colocar os cargos mais altos na parte esquerda do gráfico e apresentando na parte direta os cargos inferiores aos da esquerda.
Circular: Esta versão é mais moderna e busca ressaltar o trabalho em equipe dentro da corporação. Ele ocupa menos espaço de desenhos e gráficos e coloca o nível hierárquico mais alto no centro do organograma e ao redor dele se encontram os demais setores e funcionários. Neste modelo os níveis não são tão exaltados, seria mais uma representação de todas as funções contidas na empresa.
Funcional:Um organograma funcional está focado nas funções de cada empregado e seu setor, e não nos níveis hierárquicos. É um modelo racional.
Linear: Este modelo se diferencia de todos os outros, pois nele conseguimos ter a relação do cargo e da função do funcionário dentro do organograma. Desta forma, ele se torna mais informativo e qualitativo.
Em barras: Neste caso, o organograma é desenhado em barras indo da maior barra para a menor, condizendo com o maior nível hierárquico ao menor. Desta forma, este organograma pode ser visto como o mais simplificado de todos, de fácil entendimento e explicativo de forma direta.
-
Mas se eu tenho uma staff, por exemplo, não seria uma exceção à afirmação, tornando, por tanto, o gabarito errado?
-
GABARITO: CERTO
No organograma vertical há uma representação de todas as posições hierárquicas da empresa. Ou seja, cada cargo é representado graficamente de cima para baixo na tabela, conforme a posição na empresa, criando assim uma estrutura organizacional mais eficaz.
Com isso, por meio do organograma vertical, toda a empresa consegue visualizar melhor sua hierarquia. Deixando claro para todos os colaboradores sobre qual sua posição no time e a quem se reportar diariamente.
O organograma vertical é o modelo mais comum dentre os presentes no mercado. E não só isso, ele também é o mais tradicional para representar as posições hierárquicas dentro de uma organização.
Com o plano organizacional bem estruturado, a relação entre os cargos, superiores e subordinados, se torna mais eficaz. Isso porque o organograma vertical traz de maneira clara cada cargo e a relação que um tem com o outro.
Impactando diretamente no fluxo de trabalho e trazendo melhorias à comunicação interna , já que os colaboradores saberão exatamente a quem se reportar e seu papel na empresa.
FONTE: https://www.xerpa.com.br/blog/organograma-vertical/
-