SóProvas


ID
2881885
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assessoria é uma atividade realizada por um profissional com um saber profundo e especializado em determinada área de conhecimento. No serviço social, apesar de haver uma escassa produção teórica sobre a temática de assessoria, destacam‐se os estudos realizados por Maurílio Castro de Matos. Com base na produção teórica do referido autor, julgue o item que se segue quanto à assessoria em serviço social.


A assessoria prescinde de uma capacitaçãopermanente e continuada do assessor, de uma análise permanente da conjuntura e da capacidade do profissional de expressar com clareza as suas proposições.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro, o que é prescinde?

    Os assistentes sociais podem ser excelentes assessores, desde que garantam a sua capacitação profissional continuada, esta, aliás, uma necessidade intrínseca para atuação competente em qualquer área de trabalho

    Gabarito: e

  • Cuidado com o verbo prescindir = dispensar.

  • Pegadinha do malandro, Assistente Social tem que mastigar o dicionário também, né?

  • Resposta: “E” (errado). Justificativa: “A atividade de assessoria prevê, portanto, uma permanente capacitação do assessor, uma leitura continuada da conjuntura e a capacidade de apresentar – claramente – as proposições” . [...] cabe ao assessor uma produção sobre a experiência de assessoria, que pode se dar por meio da sistematização da prática de assessoria ou da construção de textos que ele acredite que possa qualificar a quem assessora (MATOS, 2013, p.54).

  • Prescindir = dispensar.

    (...) Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições. (MATOS, 2006, p.).

  • Quadrix 2018

    A assessoria é uma atividade realizada por um profissional com um saber profundo e especializado em determinada área de conhecimento. No serviço social, apesar de haver uma escassa produção teórica sobre a temática de assessoria, destacam‐se os estudos realizados por Maurílio Castro de Matos.