SóProvas


ID
2882839
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países signatários da Convenção‐Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável.  

                                        Internet: <www.mma.gov.br>(com adaptações). 

A respeito do assunto abordado no texto acima e de temas correlatos, julgue o item.


Como está previsto no Acordo de Paris o chamado “desmatamento zero”, produtores rurais brasileiros encontram-se, pela lei, proibidos de promover qualquer desmatamento em áreas de florestas na Amazônia Legal.

Alternativas
Comentários
  • Quero ver a bancada do boi deixar

  • O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países Parte da UNFCCC para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável. O compromisso ocorre no sentido de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

  • Bom seria se assim fosse.

  • ERRADO.

    A referida lei não existe. Só há o projeto de lei. E tal lei, não foi prevista no Acordo de Paris. No acordo os países se comprometeram, inclusive o Brasil, a reduzir o desmatamento e não zerar.

    "A Lei do Desmatamento Zero é um PROJETO que foi criado em maio de 2012 pela ONG do meio ambiente; Greenpeace. Com intenção de criar um meio legal para o fim do desmatamento no Brasil; a ação começou com a coleta de 1,4 milhão de assinaturas da população para que depois pudesse ser entregue ao congresso um pedido da criação de uma lei."

    "Atual situação

    Após a entrega das assinaturas ao congresso; os trâmites foram sendo iniciados pelo governo e com isso já foram realizadas duas audiências públicas no Congresso Nacional para discutir o projeto entre parlamentares e a população.

    Entretanto, o projeto foi arquivado em janeiro de 2019 e em agosto do mesmo ano foi feita a devolução para a CCP (Comissão de Conciliação Prévia); órgão formado por empregados e empregadores com objetivo de resolver conflitos nas definições de processos."

    Fonte: https://www.brasilcoleta.com.br/conheca-a-lei-do-desmatamento-zero/#:~:text=A%20Lei%20do%20Desmatamento%20Zero%20%C3%A9%20uma%20alternativa%20sustent%C3%A1vel%20que,feitas%20nas%20florestas%20e%20matas.