-
É a ideia da Teoria do Newsmaking:
O jornalismo está longe de ser o espelho do real. É, antes, a construção social de uma suposta realidade. Dessa forma, é no trabalho da enunciação que os jornalistas produzem os discursos, que, submetidos a uma série de operações e pressões sociais, constituem o que o senso comum das redações chamam de notícia. Assim, a imprensa não reflete a realidade, mas ajuda a construí-la.
Teoria do Jornalismo, Felipe Pena, p. 128
Ou ainda, faz parte das chamadas Teorias construcionistas:
(...) Em primeiro lugar, argumenta que é impossível estabelecer uma distinção radical entre a realidade e os medias noticiosos que devem "refletir" essa realidade, porque as notícias ajudam a construir a própria realidade.
Teorias do Jornalismo, Nelson Traquina, p. 168
-
Livro do Thompson - Mídia e Modernidade
-
Discordo totalmente do gabarito, para variar. Essa banca, Quadrix, é um lixo.
Na sociedade ATUAL é a mídia quem gera realidade social? Antigamente sim, com o mass media, quem gerava a realidade eram eles. Hoje em dia, com a Internet, qualquer um gera conteúdo, qualquer um gera notícia, informa, contesta grandes veículos, não estamos mais acorrentados à mídia e todo o seu poder.
Não estamos presos ao que o newsmaking deles projeta, ao que o agenda setting dessas empresas determinam.
Discordo totalmente, antigamente sim, mas a sociedade atual não!
-
Na teoria de Newsmaker, diz que "as notícias ajudam a construir a realidade", ou seja tem outros fatores (sociais, culturais, psicológicos). O texto da questão afirma que "a mídia quem gera a realidade social", ou seja, somente a mídia.
Na teoria de Efeito Limitado ou na Teoria de Persuasão já levam em consideração as características psicológicas e o meio social.
Também discordo do gabarito.
-
Depende da teoria/escola teórica, mas a questão não fez nenhuma menção em específico. Há vários autores que discordariam da assertiva. Questão deveria ter sido anulada...