ORGANIZAÇÃO
▪ Sobre a função de organização, Maximiano (2009) comenta que é a função administrativa responsável pelo ato de organizar, integrar recursos e estruturar departamentos. O processo de organizar também é responsável pela divisão do trabalho e por atribuir responsabilidades e autoridade a pessoas.
▪ Montana e Charnov (2010, p.172) comentam: Organizamos para um único propósito – alcançar nossos objetivos e metas. Esses objetivos devem derivar do mercado, isto é, satisfazer a necessidade ou o desejo do cliente. Um conceito sólido para organização é o de que a estrutura acompanha a estratégia. A função principal da administração, que apoia a atividade de organizar, é o planejamento.
▪ Após formular o planejamento, as organizações devem desenvolver um modo sistemático de aproximar os recursos físicos e humanos, focalizando a realização das metas. Organizamos porque queremos atingir nossas metas e objetivos.
▪ Um exemplo que faz parte do processo de organização é determinar as atividades específicas necessárias às pessoas e seus respectivos cargos, ou seja, estabelecer quem faz o que na empresa, evitando assim funções duplas e atividades que não ficaram claramente destinadas a alguém, o que provocaria uma enorme confusão na empresa.
ORGANIZAR
▪ Dispor/Alocar os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos
▪ Desenhar a estrutura organizacional e alocar recursos.
▪ Dividir o trabalho – especializar.
▪ Agrupar atividades e cargos – departamentalizar.
▪ Definir hierarquia (autoridade) e responsabilidades.
A função organização consiste em:
1 - Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização);
2 - Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização); e
3 - Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03 – Prof. Heron Lemos
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos das funções administrativas que compõem o processo administrativo. Dentre as que são apresentadas nas alternativas, vejamos qual delas apresenta a função responsável por alocar os recursos e coordenar atividades. Vamos lá.
As funções administrativas que compõem o processo administrativo são:
- Planejamento. Por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.
- Organização (estruturação). A função Organização se refere, basicamente, à dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.
- Direção. A direção volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar
- Controle. A função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.
Ao verificarmos quais são as funções administrativas, podemos concluir que as informações apresentadas no enunciado se referiam à função organização, vista na alternativa "B".
GABARITO: B
Fontes:
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017