-
HIPODERMOCLISE
CONCEITO:
Hipodermóclise ou Hidratação Subcutânea é a administração de soluções de reidratação parenteral na camada subcutânea. Terapia subcutânea é utilização da via subcutânea para administração de medicamentos (PONTALTI et al; 2012).
OBSERVAÇÕES
• Após a administração de medicação, injetar 1 mL de soro fisiológico a 0,9% para garantir que o conteúdo do dispositivo seja introduzido no sítio de punção.
• MEDICAMENTOS RECOMENDADOS: Morfina, Haloperidol, Clorpromazina, Insulina, Aminofilina, Fenobarbital, Metoclopramida, Dexametasona, Ondansetrona, Bromoprida, Octreotida, Hioscina, Midazolan, Cetamina.
• MEDICAMENTOS NÃO RECOMENDADOS: Diazepan, Fenitoína e Eletrólitos não diluídos (solução glicose superior 5%, potássio superior a 20mmol/l, soluções coloidais, sangue e seus derivados).
PARECER COREN – BA N⁰ 004/2017
Assunto: Competência técnica da equipe de enfermagem na realização da hipodermóclise.
Conclusão:
O uso da via subcutânea e quando indicado a realização da hipodermóclise, pode ser realizada tanto pelo enfermeiro quanto pelo técnico ou auxiliar de enfermagem, seja durante a punção e/ou administração de fluidos e medicamentos prescritos, desde que o profissional esteja habilitado e tenha conhecimento quanto à compatibilidade para infusão das soluções. Para o alcance dos resultados esperados, a operacionalização do Processo de Enfermagem, conforme a Resolução COFEN nº 358/2009, deve ser uma prática contínua pautada na Sistematização da Assistência de Enfermagem que preconiza uma organização dos serviços de enfermagem de modo que todos os procedimentos estejam claramente descritos nos protocolos institucionais.
É o nosso parecer.
Salvador-BA, 13 de fevereiro de 2017
http://ba.corens.portalcofen.gov.br/parecer-coren-ba-n%E2%81%B0-0042017_29418.html
http://www.hu.ufsc.br/documentos/pop/enfermagem/assistenciais/MEDICACAO_FLUIDOTERAPIA/HIPODERMOCLISE.pdf
-
Na hipodermóclise o transporte de fluidos ocorre de maneira mais complexa e por via linfática. Enquanto a pressão intersticial na MEC (matriz extracelular) não excede a pressão no vaso linfático, os capilares linfáticos e fendas intercelulares permanecem colabados e não permitem passagem de fluido. Se a pressão intersticial aumentar, como acontece após adição de líquido a este espaço, a expansão de volume move as fibras na MEC, o que leva à abertura das fendas intercelulares e, consequentemente, ao influxo de fluido intersticial e de solutos para a rede capilar linfática.
VANTAGENS
Baixo custo
Redução da flutuação das concentrações plasmáticas de opioides
Baixo risco de efeitos adversos sistêmicos (hiponatremia, hipervolemia, congestão)
Complicações locais raras
Pode ser realizada em qualquer ambiente de cuidado, inclusive no domicílio
Fácil inserção e manutenção do cateter
Via parenteral mais acessível e confortável que a venosa
DESVANTAGENS
Limitação de medicamentos e eletrólitos que podem ser infundidos
Volume e velocidade de infusão limitados (até 1500 ml/24h por sítio de punção)
Absorção variável (influenciada por perfusão e vascularização)
FONTE: https://sbgg.org.br//wp-content/uploads/2014/11/SBGG_guia-subcutanea_2aedicao.pdf
-
É mediada por difusão simples para os capilares sanguíneos e vasos linfáticos, pela ação de forças hidrostáticas e osmóticas que permitem que a solução atinja o espaço intravascular.
-
A absorção de medicamentos por via subcutânea depende dos capilares sanguíneos e linfáticos presentes nos septos da hipoderme. A MEC é considerada a primeira barreira para essa absorção e confere estrutura mecânica (força, hidratação, condutividade hídrica) ao tecido pela presença de moléculas de colágeno.
Fonte da (A): O USO DA VIA SUBCUTÂNEA EM GERIATRIA E CUIDADOS PALIATIVOS UM GUIA DA SBGG E DA ANCP PARA PROFISSIONAIS 2ª EDIÇÃO
Fonte da (B): Conhecimentos e práticas da enfermagem na administração de fluidos por via subcutânea
-
COMENTÁRIOS
Hipodermóclise ou Hidratação Subcutânea é a administração de soluções de reidratação parenteral na camada subcutânea. Terapia subcutânea é utilização da via subcutânea para administração de medicamento.
RESPOSTA: B.