SóProvas


ID
2884372
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A criptografia tem fundamental importância par a segurança da informação, uma vez que serve de base para diversos protocolos e tecnologias que, com suas propriedades, tais como, sigilo, integridade, autenticação e não repúdio, garantem o armazenamento, as comunicações e as transações seguras, que são vitais no mundo atual. A criptografia pode ser simétrica ou assimétrica. Um esquema de cifragem simétrica, como exemplo, possui cinco componentes. As alternativas são três desses componentes, EXCETO, o que se apresenta em:

Alternativas
Comentários
  • MODELO DE CIFRA SIMÉTRICA

    Um esquema de encriptação simétrica possui cinco itens

    Texto claro: essa é a mensagem ou dados originais, inteligíveis, que servem como entrada do algoritmo de encriptação.

     Algoritmo de encriptação: realiza diversas substituições e transformações no texto claro.

     Chave secreta: também é uma entrada para o algoritmo de encriptação. A chave é um valor independente do texto claro e do algoritmo. O algoritmo produzirá uma saída diferente, dependendo da chave usada no momento. As substituições e transformações exatas realizadas pelo algoritmo dependem da chave.

     Texto cifrado: essa é a mensagem embaralhada, produzida como saída do algoritmo de encriptação. Ela depende do texto claro e da chave secreta. Para determinada mensagem, duas chaves diferentes produzirão dois textos cifrados distintos. O texto cifrado é um conjunto de dados aparentemente aleatório e, nesse formato, ininteligível.

     Algoritmo de decriptação: esse é basicamente o algoritmo de encriptação executado de modo inverso. Ele apanha o texto cifrado e a chave secreta e produz o texto claro original