SóProvas


ID
2884441
Banca
FAFIPA
Órgão
COMAFEN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No início de 2017, os muros da Avenida 23 de Março de São Paulo foram pintados de cinza, por meio de uma decisão do prefeito de São Paulo, João Doria, que argumentou que alguns grafites expostos nesses muros deveriam ser apagados por estarem com pichações sobre as obras, permanecendo somente as que estavam em bom estado de conservação. A ação causou muita polêmica, o que fez com que o prefeito voltasse atrás em algumas de suas decisões, anunciando um projeto para permitir a pintura de murais de grafite na cidade. Tendo em vista o fato ocorrido envolvendo o grafite e a pichação, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.


I. Ambas são manifestações que nasceram no século XX, dentro de uma produção cultural urbana. No entanto, uma é mais aceita que a outra.

II. Desde 2010, o grafite e a pichação são legalizados no Brasil. Em locais públicos, uma autorização prévia é feita no Executivo municipal. Quando os bens são particulares, a autorização deve ser feita pelo proprietário do local.

III. A principal diferença entre as duas formas de intervenção consiste em que a pichação advém da escrita, enquanto o grafite está diretamente relacionado às artes plásticas, como a pintura e a gravura.

IV. A pichação, além de não ser considerada arte, é crime previsto em lei. Em outros termos, pode ser avaliada como vandalismo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Grafiteiros e pichadores pintam coisas nas paredes da cidade. A diferença é que os primeiros produzem coisas coloridas, bonitas, criativas, artísticas. Os outros produzem riscos, palavras incompreensíveis e sujeiras.

    Existem leis federais contra os chamados crimes”contra o Ordenamento Urbano e o Patrimônio Cultural”. Até 2011, a lei 9605/98 enquadrava tanto a pichação como o grafite como crimes. Em 2011, porém, a lei 12408/11, descriminalizou o grafite e ficou proibido apenas “Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano“, com detenção e multa ampliados caso se trate de patrimônio histórico tombado.

    Fonte: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/caminhadas-urbanas/pichacao-e-grafite-e-possivel-negar-veementemente-a-depredacao-ilegal-e-abracar-incondicionalmente-a-arte-urbana/

  • eu entendia que pichação é crime, diferente do grafite.

    interessante saber.