SóProvas


ID
2884630
Banca
OBJETIVA
Órgão
Câmara de Caxias do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto à classificação no balanço patrimonial, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Adiantamento a fornecedores de mercadorias: deve integrar o ativo circulante, ou, excepcionalmente, ativo não circulante, realizável a longo prazo.

( ) Os estoques compreendem as mercadorias destinadas à venda, bem como os produtos em fabricação e as matérias-primas existentes na data do balanço, estes dois últimos para empresas industriais. Inclui também os estoques de imóveis destinados à venda pelas empresas que se dediquem à atividade imobiliária.

( ) Adiantamentos concedidos para aumento de capital: esta conta é debitada pelo valor do adiantamento concedido em contrapartida à conta que represente disponibilidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Mas continuo achando que a resposta correta seria a alternativa A, Pois a conta Adiantamentos para Aumentos de Capital deveria ser creditada, e não debitada.

    "Os adiantamentos para futuro aumento de capital, também conhecidos como AFAC’s, são os recursos recebidos pela empresa, de seus sócios ou acionistas, para serem utilizados com o intuito de aumentar o capital social.

    No recebimento desses recursos, a empresa deve contabilizar o valor recebido, nas disponibilidades, e a crédito de conta específica chamada “Adiantamento para Futuro Aumento de Capital“.

    O contador deve ficar atento na classificação contábil desses valores, se como passivo ou como patrimônio líquido, porque pode existir a possibilidade do recurso disponibilizado não ser incorporado ao capital.

    Existe muita controvérsia e polêmica quanto a contabilização das AFAC. A Lei das S/A (Lei 6.404/1976) é omissa no assunto. O CFC estipula que os adiantamentos para futuros aumentos de capital devem ser registrados no Patrimônio Líquido. O Fisco estabelece que as AFAC’s devem ser mantidas fora do patrimônio líquido, por serem adiantamentos considerados obrigação para com terceiros, podendo ser exigidos pelos titulares enquanto o aumento de capital não se concretizar."

    Fontes:

    Se alguém puder explicar a questão ou esclarecer as dúvidas, agradeço!

  • Sem dúvidas, Romeu. Letra A seria o correto.

  • D – Adiantamentos para Aumento de Capital (Patrimônio Líquido – Reservas de Capital)

    C – Capital Social (Patrimônio Líquido)

  • Achei que a questão de ser débito está correta, pois para ser crédito deveria estar escrito adiantamento recebido para aumento de capital. o concedido entendi que foi uma iniciativa da empresa retirar da conta que recebeu recurso e creditar no capital social. Eu marquei errada por estar escrito "disponibilidades", deu a impressão que a conta contrapartida do PL era caixa. Achei estranho.