SóProvas


ID
2885017
Banca
UERR
Órgão
IPERON - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um computador com Linux, deseja-se instalar o sistema de arquivos ext3, mas com o nível de Journaling no qual se grava mudanças em arquivos de metadados, que força que a escrita do conteúdo dos arquivos seja feita após a marcação de seus metadados. Esse nível de Journaling é denominado:

Alternativas
Comentários
  •  Há três níveis de journaling disponíveis na implementação do Ext3:

    º Writeback: As alterações dos metadados são escritos no jornal. Isso permite maior performance, mas não garante que os dados sejam escritos em ordem;

    º Ordered: Também grava no jornal apenas os metadados, mas garante a escrita dos dados antes de atualizar os metadados;

    º Journal: Ambos os metadados e dados são escritos no jornal. Mais lento, mas mais seguro.

  • O journal do Ext3 trabalha de três maneiras que podemos configurar:

    Ordered (default): Somente os metadados dos arquivos são escritos na área de journal, porém força a escrita do conteúdo do arquivo no sistema de arquivos principal logo após os metadados terem sido gravados no journal. Este é o que oferece a melhor relação confiabilidade vs performance.

    Writeback: Somente os metadados são escritos na área de journal, porém o kernel irá definir quando o conteúdo do arquivo será escrito no sistema de arquivos principal (sync ou pdflush). O writeback oferece o melhor desempenho, porém em caso de queda do sistema, os dados podem ser reescritos fora de ordem os corrompendo.

    Journal: metadados e dados do arquivo (conteúdo do arquivo) são escritos na área de journal e depois escritos no sistema de arquivos principal, aumentando a confiabilidade porém oferecendo menos performance.

    Fonte:https://www.vivaolinux.com.br/dica/Tunando-o-sistema-de-arquivos-entendendo-o-journal-do-EXT3