SóProvas


ID
2885986
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito da história política de Goiás, assinale a alternativa que analisa corretamente os fatos ocorridos durante o período do Império e da República no estado.

Alternativas
Comentários
  • Estou em dúvida, pois Tocantins conseguiu sua separação em relação a Goiás com a última Constituição ou seja, em 1.988....

  • Alexandre Rodrigues, a assertiva D fala sobre o período do Império, mais especificamente sobre período/movimento de "incertezas políticas que culminaram no processo de independência do Brasil" e que "esse movimento concorreu (ocorreu ao mesmo tempo) com o movimento separatista do Norte (Tocantins), entre 1821 e 1823".

    A tentativa separatista do Norte daquela época (dada por duas frentes: portugueses, com Teotônio Segurado x brasileiros, com Pe. Luiz Bartolomeu e Cap. Felipe Antônio) teve seu desfecho "com a política centralizadora da Constituição de 1824, a manutenção da unidade do território goiano".

    Facilitando: Goiás não foi dividido... em 1824.

  • por exclusão, a questão diz:"... durante o período do Império e da República no estado."

    Letra D

  • Fui por eliminação! apesar da duvida a respeito do Estado do Tocantins! muita gente errou! fiquei surpreso!

    ASPGO/PMGO

  • GAB-D

  • Qual o erro da letra C ???

  • O erro da C está aqui:

    "O projeto modernizador dele culminou na mudança da capital e na implementação de um projeto de industrialização que resultou na formação de uma nova elite política e de uma forte classe trabalhadora em Goiás."

    De fato houve um movimento de industrialização com Pedro Ludovico e com a transferência da capital, mas o seu impacto não foi muito significativo. Goiânia somente alcançou realmente um estado relevante de industrialização a partir das décadas de 1970 e 1980.

  • A respeito da história política de Goiás, assinale a alternativa que analisa corretamente os fatos ocorridos durante o período do Império e da República no estado.

    A A queda de Getúlio Vargas, em 1945, representou o fim do projeto populista de modernização do Brasil; com isso, também em Goiás, a queda de Pedro Ludovico Teixeira encerrou esse período. A retomada do poder pelas antigas oligarquias locais retomou os velhos projetos de desenvolvimento da agropecuária, agora renovados pelas ideias de modernização. ( o Período do ludoviquismo vai ate o militarismo )

    B Durante a República Velha (1889-1930), as práticas do controle das eleições por meio de fraudes, favores pessoais, violência física e vigilância sobre o voto, que era aberto, foi uma constante atividade dos políticos conservadores no poder, cuja oposição encontrava força entre os coronéis, grandes proprietários de terras que ostentavam o antigo título da Guarda Nacional e se cercavam de jagunços para proteger os respectivos domínios.( não existiu este titulo da guarda Nacional não )

    C A Revolução de 1930, liderada por Vargas, rompeu com o poder das oligarquias paulistas e mineiras que dominavam a política na República Velha. Nessa perspectiva renovadora, Pedro Ludovico Teixeira foi nomeado interventor de Goiás com a incumbência de afastar as oligarquias locais do poder. O projeto modernizador dele culminou na mudança da capital e na implementação de um projeto de industrialização que resultou na formação de uma nova elite política e de uma forte classe trabalhadora em Goiás. ( a industrialização de goias foi final dos anos de 1970 e inicio dos 1980 )

    D Diante das incertezas políticas que culminaram no processo de independência do Brasil em 1822, a capitania de Goiás viveu uma tentativa de deposição do governo em 1821 e a sua efetiva derrubada em abril de 1822. Esse movimento concorreu com o movimento separatista do Norte (Tocantins), entre 1821 e 1823, cujo desfecho se concluiu com a política centralizadora da Constituição de 1824 e a manutenção da unidade do território goiano.( questao correta )

    E Durante a Ditadura Militar (1964-1985), o estado de Goiás teve governadores eleitos indiretamente pela assembleia legislativa e acompanhou o projeto nacional de realização de grandes obras (como o estádio Serra Dourada e o Autódromo Internacional), o que resultou em uma grande atração de trabalhadores da construção civil e concorreu para manter o estado afastado da crise econômica que incorreu em queda de salários. ( eles era indicados por brasília os governadores )

  • Ninguém quer saber se você acertou ou não, comentem coisas relevantes ou permaneçam calados, se não atrapalham quem vem aos comentários fitando o aprendizado. Poupem-nos.

  •      O comentário do colega Leandro Tolentino Silverio está equivocado na com relação a alternativa “B”.

    Onde ele que diz que não existiu o “título de guarda nacional”.

    Em síntese: Guarda Nacional foi uma força militar organizada no Brasil em agosto de 1831, durante o período regencial (...). Fonte: winkpédia + resposta do professor do qc.

    O erro consiste em que:

    Durante a República Velha (1889-1930), as práticas do controle das eleições por meio de fraudes, favores pessoais, violência física e vigilância sobre o voto, que era aberto, foi uma constante atividade dos políticos conservadores (os coronéis da guarda nacional) no poder. Até aqui, OK.

    ... cuja oposição encontrava força entre os coronéis: AQUI está o erro, pois eram os coronéis os políticos conservadores, grandes proprietários de terras que ostentavam o antigo título da Guarda Nacional e se cercavam de jagunços para proteger os respectivos domínios.

    #foco

  • Questão boa.. resume quase toda história de Goiás... só ficar atento aos “pegas”do examinador!

  •  Esse movimento concorreu com o movimento separatista do Norte (Tocantins), entre 1821 e 1823, cujo desfecho se concluiu com a política centralizadora da Constituição de 1824 e a manutenção da unidade do território goiano...

    gb d

    pmgo

  • Quando o Brasil declarou a sua Independência, Tocantis também declarou a sua , nesse período ele se separou de Goiás. Quando foi feita a 1º constituição em 1824 por Dom Pedro I, ordenou que TO fosse incluído novamente em GO, e só na CF/88 o TO foi separado de vez de Goiás. ....

    Prof... Rebeca

  • Letra d.

    d) Certa. Lembre-se do processo de independência do Brasil em Goiás. Existia uma insatisfação com o autoritarismo do governo de D. João desde sua chegada.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • a) A queda de Getúlio Vargas, em 1945, representou o fim do projeto populista de modernização do Brasil; com isso, também em Goiás, a queda de Pedro Ludovico Teixeira encerrou esse período. A retomada do poder pelas antigas oligarquias locais retomou os velhos projetos de desenvolvimento da agropecuária, agora renovados pelas ideias de modernização. ITEM INCORRETO.

    b) Os coronéis da República Velha receberam este título por inspiração dos coronéis havia no Império brasileiro. Diferentemente destes, porém, aqueles não ostentavam oficialmente a patente. ITEM INCORRETO.

    c) A Revolução de 1930, liderada por Vargas, rompeu com o poder das oligarquias paulistas e mineiras que dominavam a política na República Velha. Nessa perspectiva renovadora, Pedro Ludovico Teixeira foi nomeado interventor de Goiás com a incumbência de afastar as oligarquias locais do poder. O projeto modernizador dele culminou na mudança da capital e na implementação de um projeto agropecuário e de povoamento para a região. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) A crise econômica que afetou o período militar alcançou o país inteiro, inclusive Goiás. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D