SóProvas


ID
2886016
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da escrituração dos fatos contábeis pelo método das partidas dobradas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O método das partidas dobradas diz que não existe crédito sem débito correspondente. Logo, ele permite que tenha o controle das contas patrimoniais e de resultado como é descrito na letra B.

  • Vamos analisar cada item, um a um:

    A) Não é compatível com um regime de contabilização em que a entrada ou a saída dos recursos financeiros pode ocorrer em exercício financeiro distinto daquele em que aconteceu o fato gerador.
    ERRADO. Devido ao principio da COMPETÊNCIA, isso é compatível sim, pois a entrada/saída de recursos financeiros pode não coincidir com o reconhecimento do fato gerador, que obrigatoriamente deve ser realizado no exercício em que ocorrer.

    B) Permite o controle simultâneo de todos os elementos patrimoniais e de resultado, visto que, de acordo com esse método, não há débito sem crédito.
    CERTO. Eu diria até que certíssimo, rss. A recíproca também é verdadeira, pois não há credito sem debito.

    C) Trata-se de método de escrituração recente, ainda não amplamente adotado, visto apresentar inconsistências que podem levar a uma avaliação imprecisa da situação financeira da entidade.
    ERRADO. O método tem mais de 500 anos. 

    D) Tem base no princípio de que, para todo débito, há um, e somente um, crédito correspondente.
    ERRADO. Tanto pode haver mais de um crédito para cada débito, quanto mais de um débito para um credito, e ainda vários créditos para vários débitos.

    E) Determina que todo fato contábil e (ou) ato administrativo deve ser registrado em pelos menos dois livros de escrituração, sendo um deles, obrigatoriamente, o livro Diário.
    ERRADO. O que o método determina é que a soma dos valores dos débitos deve ser igual à soma dos valores dos créditos, e que qualquer situação que modifique o patrimônio deve ser registrado pela contabilidade, seja um bem, direito, obrigação, receita ou despesa. Quem exige ou deixa de exigir livros é a legislação.

    Gabarito: B.
  • (B)

    Escrituração Contábil é a técnica utilizada para o registro dos fatos contábeis. A escrituração é realizada por meio de lançamentos em livros destinados ao registro das operações que afetam o patrimônio. Os lançamentos, por sua vez, são efetuados por meio do método das partidas dobradas.( não existe crédito sem débito correspondente)

    *A escrituração é obrigatória, exceto para produtor rural e pequeno empresário (receita bruta anual de até R$ 81.000,00);

    Gilmar Possati (Estratégia)

    A moderna escrituração contábil pressupõe a identificação da origem e da aplicação dos recursos, fato que justifica a preferência pela utilização do método das partidas dobradas.(C)

  • Letra b.

    O mecanismo de partidas dobradas estabelece que, para toda aplicação, deverá existir uma origem de recursos; daí podemos inferir que, em cada fato, deverão existir, no mínimo, duas contas, que poderão ser patrimoniais ou de resultado.

    a) Errada. Partidas dobradas é compatível com o regime de competência e com o regime de caixa.

    c) Errada. É um método apresentado, em 1494, por Luca Paccioli. Não é recente.

    d) Errada. No mecanismo de partidas dobradas, pode ser feito o lançamento em uma ou mais contas a débito e em uma ou mais contas a crédito.

    e) Errada. Somente se registram os fatos contábeis. 

    Fonte: Prof Claudio Zorzo