SóProvas


ID
2886187
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O Plano de Metas previa que fosse alcançada a produção de 170 mil veículos anualmente (automóveis, utilitários, caminhões e ônibus), [...]. As metas quantitativas eram acompanhadas de metas referentes a índices de nacionalização: 95% para automóveis e 90% para os demais. [...] A estratégia do governo para o setor automobilístico baseou-se na garantia de reserva de mercado às firmas entrantes: tornou-se impossível importar autoveículos em fase de restrições de toda a sorte [...]”

ABREU, Marcelo de Paiva. O processo econômico. In: SCHWARCZ, Lilia M. (direção) História do Brasil Nação: 1808- 2010. V. 4. Olhando para dentro, 1930-1964. Coord. Ângela de Castro Gomes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. p. 215-6.


A fabricação de automóveis tornou-se o verdadeiro ícone da modernidade, sendo um dos pontos de destaque do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek.


Considerando a implementação dessa meta, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Pelo contrário. Foi nesse período que ocorreu a abertura econômica para o mercado internacional;

     

    b) Esse grupo tinha por objetivo de orientar as empresas que chegavam ao país, não ocorreu essa total nacionalização;

     

    c) No governo de Jk, as multinacionais, principalmente as automobilísticas, entraram no país. Foi um período de abertura de capital internacional, diferentemente do governo anterior, Getúlio Vargas, que era nacionalista. Dessa forma, pode-se resumir o governo de JK como nacional-desenvolvimentista. (GABARITO);

     

    d) Não havia essa concorrência. Multinacionais entraram no país para produzirem automóveis, desestabilizando as empresas nacionais.

     

     

    At.te 

    Foco na missão!

     

  • Todas as demais assertivas fazem menção ao governo de Vargas (Nacionalista). A única que não, É a C < Gabarito!

  • O governo JK apostou no "nacionalismo desenvolvimentista". Apesar do nome, a politica de expansão industrial não teve nada de nacionalista. Foi, pelo contrario, repleta de medidas de desnacionalização, com a abertura do capital estrangeiro, atraído pela ampliação dos serviços de infraestrutura.

  • Na alternativa C, a expressão correta é fracamente, ao contrário do descrito no texto em questão, fracamente.
  • Francamente é diferente de fracamente né!!??