SóProvas


ID
2886955
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Mulher, 32 anos, solteira, vem à UBS para realização do exame de citopatológico. Ao exame, a paciente apresenta secreção amarelo-esverdeada, bolhosa e fétida e colo com petéquias e em “framboesa”. Diante desses sintomas, qual a provável doença dessa paciente?

Alternativas
Comentários
  • DST - Tricomoníase

     

    O que é

     

    É uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra, e nos homens, o pênis.

     

    Formas de contágio

     

    A doença pode ser transmitida pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada. Para evitá-la, é necessário usar camisinha em todas as relações sexuais (vaginais, orais ou anais). É a forma mais simples e eficaz de evitar uma doença sexualmente transmissível.

     

    Sinais e sintomas

     

    Os sintomas mais comuns são dor durante a relação sexual, ardência e dificuldade para urinar, coceira nos órgãos sexuais, porém a maioria das pessoas infectadas não sente alterações no organismo.

     

    Tratamento

     

    Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Os parceiros também precisam de tratamento, para que não haja nova contaminação da doença.

     

     

    Fonte: Ministério da Saúde | Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

  • SECREÇÃO : Amarelo-esverdeada, bolhosa e fétida :

    COLO : petéquias e em “framboesa”.

    Diante desses sintomas, provável doença : GABARITO D ) :

    TRICOMONÍASE .

    TRATAMENTO :

    A IST tem cura e o tratamento de primeira linha é por meio de antimicrobianos, os mais usados são tinidazol e metronidazol .

  • TRICO: verde ou amarelado