SóProvas


ID
2886991
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em casos de suspeita de tuberculose (TB), a pesquisa bacteriológica é o método prioritário tanto na detecção quanto no monitoramento e evolução do tratamento, bem como serve para documentar a cura do paciente. Sendo assim, assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Baciloscopia do escarro 

    A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação diagnóstica da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo. 

    A boa amostra de escarro é a proveniente da árvore brônquica, obtida após esforço da tosse (expectoração espontânea).

    O exame de baciloscopia de escarro deve ser solicitado aos pacientes que apresentem: 

    • Tosse por duas a três semanas (sintomático respiratório);
    • Suspeita clínica e/ou radiológica de TB pulmonar, 
    independentemente do tempo de tosse; 
    • Suspeita clínica de TB em sítios extrapulmonares (materiais 
    biológicos diversos).
     

    Coleta de Escarro e Cuidados

    · Orientação ao paciente


    A unidade de saúde deve ter pessoal capacitado para fornecer  informações claras e simples ao paciente quanto à coleta do escarro, devendo proceder da seguinte forma: 

    - Orientar o paciente quanto ao procedimento de coleta: ao despertar pela manhã, lavar bem a boca, inspirar profundamente, prender a respiração por um instante e escarrar após forçar a tosse. Repetir essa operação até obter três eliminações de escarro, evitando que esse escorra pela parede externa do pote. 

    - Informar que o pote deve ser tampado e colocado em um saco plástico com a tampa para cima, cuidando para que permaneça nessa posição. 

    - Orientar o paciente a lavar as mãos. 

    Radiológico 

    A radiografia de tórax é método diagnóstico de grande importância na investigação da tuberculose.
    Diferentes achados radiológicos apontam para suspeita de doença em atividade ou doença no passado, além do tipo e extensão do comprometimento pulmonar. 
    Deve ser solicitada para todo o paciente com suspeita clínica de TB pulmonar. 

    Prova Tuberculínica (PT)

    A prova tuberculínica consiste na inoculação intradérmica de um derivado protéico do M. tuberculosis para medir a resposta imune celular a estes antígenos. É utilizada, nas pessoas (adultos e crianças), para o ver se apessoa está infectada pelo M. tuberculosis. Na criança também é muito importante como método coadjuvante para o diagnóstico da TB doença.

    Avaliação de contatos:

    1. O caso índice deve ser entrevistado o quanto antes para identificação das pessoas que serão consideradas contatos.
    2. Os contatos e suas respectivas idades devem ser listados. O tipo de convívio deve ser estabelecido (casa, ambiente de trabalho, escola, etc) e formas de localização devem ser identificadas (endereço e/ou telefone).
    3. Sempre que possível realizar visita domiciliar para um melhor entendimento das circunstâncias que caracterizam os contatos identificados na entrevista do caso índice.
    Todos os contatos serão convidados a comparecer à unidade de saúde para serem avaliados, pois eles que apresentam maior risco de adoecimento, pois estão expostos ao doente bacilífero.

     

     

  • Uma amostra de escarro considerada ideal para análise é obtida através da aspiração da faringe por sonda, por ser estéril.

    Errado

  • Qualidade e quantidade da amostra – Uma boa amostra de escarro é a que provém da

    árvore brônquica, obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por

    aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O volume

    ideal é de 5ml a 10ml.

    Outros espécimes clínicos podem ser utilizados para a investigação do M. tuberculosis, como urina, secreção purulenta de lesões sugestivas, lavados gástrico e brônquico, escarro induzido, materiais de biópsia e de ressecção. Nesses materiais, a sensibilidade da baciloscopia é bem menor do que no escarro e, por isso, a cultura nessas amostras é obrigatória.

  • Qualidade e quantidade da amostra – Uma boa amostra de escarro é a que provém da árvore brônquica, obtida após esforço de tosse, E NÃO A QUE se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O volume ideal é de 5ml a 10ml.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • esta letra A tbm nao estaria errada? questão passível de recurso?
  • URINA???

  • Outros espécimes clínicos podem ser utilizados para a investigação do M. tuberculosis, como urina, secreção purulenta de lesões sugestivas, lavados gástrico e brônquico, escarro induzido, materiais de biópsia e de ressecção. Nesses materiais, a sensibilidade da baciloscopia é bem menor do que no escarro e, por isso, a cultura nessas amostras é obrigatória.

    A pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR), pelo método de Ziehl-Nielsen, é uma técnica simples e de baixo custo, sendo a mais utilizada no diagnóstico da TB. A baciloscopia do escarro, quando executada corretamente, permite detectar a maioria dos casos pulmonares

    Uma boa amostra de escarro é a que provém da árvore brônquica, obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O volume ideal é de 5ml a 10ml.