SóProvas


ID
2887024
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao sarampo, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • • Período prodrômico – Após o período de incubação surgem as manifestações do período prodromico, que dura de dois a quatro dias. Iniciam-se febre que aumenta gradativamente de intensidade, acima de 38,5ºC, acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite e fotofobia. Em alguns casos, ocorre também diarreia.

    No fim do período prodrômico, podem ser vistas as manchas de Koplik, que são lesões de 2 a 3mm de diâmetro, discretamente elevadas, de cor branca com base eritematosa, localizadas na região interna da mucosa oral (bochechas), ao nível dos dentes pré-molares. O número de lesões é variável (costuma ser de 2 a 5, podendo aparecer mais), dura de um a três dias e desaparece logo após o surgimento do exantema.

    http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/sarampo/sarampo.html

  • Sintomas pródromos característicos como: cefaleia, febre baixa, linfadenopatia retromandibular e cervical, sinal de Koplik, e fonofobia.

  • O quadro clínico do Sarampo apresenta-se com febre alta (>38,5), exantema maculo-papular generalizado, tosse, coriza e conjuntivite. Apresenta manchas de koplik (pontos brancos na mucosa bucal que antecede exantema). O EXANTEMA inicia RETROAURICULAR e o paciente apresenta FOTOFOBIA.

  • R. Sintomas pródromos característicos como: cefaleia, febre baixa, linfadenopatia retromandibular e cervical, sinal de Koplik, e fonofobia.

    Os sinais prodrômicos são aqueles que surgem antes dos específicos, nesse caso seriam: tosse e coriza,conjuntivite, FOTOFOBIA (e não fonofobia), a febre é ALTA >38,5 (e não baixa. Das doenças exantemáticas, uma que apresenta a febre baixa e linfadenopatia é a Rubéola: exantema + febre baixa+ linfadenopatia característica caso suspeito de rubéola).

    No fim do período prodrômico, podem ser vistas as manchas de Koplik (elas geralmente surgem cerca de 48 horas antes do exantema e desaparecem de 24-48 horas do inicio do exantema.

  • Caberia recurso!

    Período de incubação

    Pode variar entre 7 e 21 dias, desde a data da exposição até o aparecimento do exantema.

    Segundo o mais novo Guia de Vigilância em Saúde-3ª Edição-2019