-
https://wiki.dialhost.com.br/diferenca-entre-acesso-via-webmail-pop-ou-imap/
Para acessar seus emails através do Webmail não é necessário a utilização de um programa de emails, como por exemplo Microsoft Outlook ou Thunderbird. Basta apenas utilizar um navegador (como o Internet Explorer, Mozilla Firefox ou o Chrome).
Para ter acesso ao Webmail digite em seu navegador o endereço:
Exemplo:
Para utilizar os emails via POP (ou POP3) é necessário a utilização de um programa de emails. O protocolo POP3 é um protocolo offline no qual, o software de emails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e após esse processo, finaliza a conexão.
Esse protocolo tem acesso apenas à Caixa de Entrada, não conseguindo baixar nenhuma outra pasta de sua conta. O acesso via POP baixa as mensagens do servidor e salva as mesmas localmente em seu computador, não deixando uma cópia das mensagens no servidor. Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os emails em apenas 1 local ou possuem redes com largura de banda baixa.
Para utilizar o seus emails via IMAP é necessário a utilização de um programa de emails. O protocolo IMAP é um protocolo online no qual, o software de emails conecta-se ao servidor, realiza a sincronia das mensagens e após esse processo, mantém a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real.
Esse protocolo tem acesso a todas as pastas de sua conta e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor como no software. Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os emails em mais de um local.
-
Uma conta POP3 é uma conta configurada para baixar os emails para o seu computador. Na maioria das vezes, os emails são deletados do servidor e ficam apenas no seu PC. Uma conta IMAP é uma conta configurada para ler os emails no servidor mesmo, sem necessariamente baixá-los para seu PC.
A questão inverteu os conceitos tornando a III errada.
-
Gabarito: D
1) Diferentemente de aplicativo-cliente de correio eletrônico local, o webmail pode ser ativado via navegadores web, a partir de qualquer máquina ligada na internet. - Correto
2) O protocolo IMAP permite que “flags” de status das mensagens (ex: lida ou não lida) tenham seu armazenamento junto à caixa-postal, o que garante que o status será o mesmo, independentemente de por qual máquina-cliente o sistema foi acessado. - Correto
3) O protocolo POP3 permite que o cliente acesse as mensagens diretamente no servidor, sem a necessidade de transferi-las para a máquina local. - Errado
Protocolo POP3: BAIXA todos os emails da Caixa de Entrada para o computador que foi configurado.
Protocolo IMAP: SINCRONIZA todas as Caixas, Pastas e Sub-Pastas da Conta de E-mail.
-
O protocolo IMAP permite que “flags” de status das mensagens (ex: lida ou não lida) tenham seu armazenamento junto à caixa-postal, o que garante que o status será o mesmo, independentemente de por qual máquina-cliente o sistema foi acessado.
Diferentemente de aplicativo-cliente de correio eletrônico local, o webmail pode ser ativado via navegadores web, a partir de qualquer máquina ligada na internet.
O item 3 está errado.
O protocolo POP3 transfere as mensagens de correio eletrônico do servidor de e-mails para o computador do usuário, removendo-a. O protocolo IMAP4 copia as mensagens de correio eletrônico do servidor de e-mails para o computador do usuário, mantendo-as.
Gabarito: Letra D.
-
POP3 é o acrônimo para Post Office Protocol 3, que significa, excluindo o número, Protocolo de Correios. Ele é usado para mensagens eletrônicas, ou seja, os populares emails.
O protocolo POP3 funciona como se fosse uma caixa-postal dos Correios. Um servidor de email recebe e armazena diversas mensagens. Então, o cliente se conecta e se autentica ao servidor da caixa de correio para poder acessar e ler essas mensagens lá guardadas.
Com isso, as mensagens armazenadas no servidor são transferidas em sequência para a máquina do cliente. No final, a conexão é terminada e o cliente pode ler suas mensagens até mesmo quando estiver offline. Esta é uma das suas grandes características, inclusive.
IMAP é o acrônimo para Internet Message Access Protocol, que significa Protocolo de Acesso à Mensagem de Internet. Assim como os dois anteriores, o protocolo IMAP também é voltado para envio e recebimento de emails.
Mas, diferentemente deles, o protocolo IMAP permite que o usuário acesse e gerencie seus arquivos e mensagens diretamente no próprio servidor. Ou seja, não é preciso esperar que as mensagens enviadas ao servidor cheguem até a máquina do cliente para mexer nelas.
Essa é uma vantagem bastante útil, pois o usuário não perde tempo e pode adiantar seus trabalhos diretamente pela internet. Em contrapartida, é preciso estar sempre conectado à rede e o limite de armazenamento
Gabarito: D
-
IMAP - MANTÉM
POP - PUXA
-
As questões de informática são cada vez mais profundas. Será que se precisa disso tudo para exercer essas funções?
-
Como acertar a questão:
1: Webmail (web = internet)
2: Imap (I = Internet/digital. Map = mapa/mapeamento/rastreamento)
3: Não estava em nenhuma alternativa que tinha a 1 nem a 2
-
POP 3---->Lembrar que ele é a "Secretária Eletrônica",gravará o recado,mas para eu ouça,tenho que está no mesmo local......
-
Assertiva D
1) Diferentemente de aplicativo-cliente de correio eletrônico local, o webmail pode ser ativado via navegadores web, a partir de qualquer máquina ligada na internet.
2) O protocolo IMAP permite que “flags” de status das mensagens (ex: lida ou não lida) tenham seu armazenamento junto à caixa-postal, o que garante que o status será o mesmo, independentemente de por qual máquina-cliente o sistema foi acessado.