SóProvas


ID
2888902
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A esquistossomose é uma doença parasitária, de evolução crônica, cuja magnitude da prevalência, severidade das formas clínicas e evolução a caracterizam como um importante problema de saúde pública do país.


Sobre a Esquistossomose Mansônica, assinale V para as afirmativas verdadeiras, F para as falsas.


( ) O homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta, reproduz-se sexuadamente e possibilita a eliminação dos ovos do S. mansoni no ambiente, pelas fezes.

( ) O homem adquire a esquistossomose por meio da penetração ativa do miracídio na pele.

( ) O homem infectado pode eliminar ovos viáveis de S. mansoni a partir de 5 semanas após a infecção e por um período de 6 a 10 anos, podendo chegar até mais de 20 anos.

( ) O contato com águas contaminadas por cercarias utilizadas para atividades profissionais ou de lazer, como banhos, pescas, lavagem de roupa e louça ou plantio de culturas irrigadas, com presença de caramujos infectados pelo S. mansoni, constitui risco para se adquirir a esquistossomose.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Período de transmissibilidade:

    O homem infectado pode eliminar ovos viáveis de S. mansoni a partir de 5 semanas após a infecção

    e por um período de 6 a 10 anos, podendo chegar até mais de 20 anos. Os hospedeiros intermediários

    começam a eliminar cercárias após 4 a 7 semanas da infecção pelos miracídios. Os caramujos infectados

    eliminam cercárias por toda a vida, que é aproximadamente de 1 ano. 

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf

  • (V) O homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta, reproduz-se sexuadamente e possibilita a eliminação dos ovos do S. mansoni no ambiente, pelas fezes.

    (F) O homem adquire a esquistossomose por meio da penetração ativa do miracídio na pele. → Não é o miracídio e sim a CERCÁRIA.

    (V) O homem infectado pode eliminar ovos viáveis de S. mansoni a partir de 5 semanas após a infecção e por um período de 6 a 10 anos, podendo chegar até mais de 20 anos.

    (V) O contato com águas contaminadas por cercárias utilizadas para atividades profissionais ou de lazer, como banhos, pescas, lavagem de roupa e louça ou plantio de culturas irrigadas, com presença de caramujos infectados pelo S. mansoni, constitui risco para se adquirir a esquistossomose.

  • A larva é chamada de miracídio que tem cílios e nada até encontrar o hospedeiro intermediário (molusco do gênero biomphalaria)

    O homem é infectado pela forma cercária que quando está presente em cachoeiras, lagos, rios e riachos pode penetrar na pele do indivíduo.