-
LETRA D
Condicionamento térmico passivo foca nas estratégias de projeto arquitetônico que devem ser assumidas para a garantia de um ambiente com mais conforto térmico, adequado a condições específicas de clima e hábitos. O condicionamento evidencia que as construções devem se adequar ao meio e harmonizar os recursos naturais existentes com a edificação, utilizando soluções como: insolação solar direta, indireta ou isolada; garantia de ventilação cruzada; possibilidade de incidência solar através das aberturas zenitais; forma e compacidade do edifício;massas de ar para aquecimento e resfriamento e inércia térmica. Essas estratégias buscam a redução do consumo de energia com climatizadores durante o dia e a noite. As estratégias de condicionamento passivo se dividem em três classes: Ventilação Natural, Isolamento Térmico e Iluminação Natural.
https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1372/Vieira_Renata_Dias.pdf?sequence=1&isAllowed=y
http://blogengenhariadeprojetos.blogspot.com/2016/12/condicionamento-passivo.html
-
a) sistemas de refrigeração têm baixo impacto no consumo energético da edificação. ERRADO
b) a potência dissipada pelo sistema de iluminação tem influência desprezível no cálculo da carga térmica e é ignorada para esse fim. ERRADO
c) utilizar as zonas bioclimáticas brasileiras é uma referência importante para a utilização de estratégias de condicionamento térmico ativo. ERRADO
d) resfriamento evaporativo é um exemplo de condicionamento térmico passivo.
e) a envoltória de um edifício tem pouco impacto no desempenho térmico da edificação.ERRADO
-
O que é Condicionamento Passivo
Em arquitetura, o termo “Condicionamento Passivo” refere-se a proporcionar condições agradáveis de temperatura e luz dentro de determinado ambiente explorando apenas recursos naturais, uma prática altamente sustentável.
Análise de Condicionantes Climáticos e de Entorno
Durante a elaboração do Projeto Arquitetônico é necessário que o Arquiteto realize um estudo dos condicionantes naturais do local. O primeiro dos condicionantes se relaciona ao entorno – a partir da localização objeto estuda-se a orientação solar, incidência de ventos, áreas sombreadas, e outros. O segundo está ligado ao tipo de clima na região – temperaturas, incidência de chuvas, umidade, e congêneres.
FONTE: http://blogengenhariadeprojetos.blogspot.com/2016/12/condicionamento-passivo.html